Notícias
Teatro Tivoli celebra o centenário num ciclo de dois anos
O Teatro Tivoli celebra os 100 anos no dia 30 de novembro de 2024 com uma programação variada, passando pelo cinema, música e dança.
"Começamos a medo. Fomos estudar a história do teatro e descobrimos coisas muito engraçadas. Descobrimos que o teatro foi primeiro local para Orquestra da Gulbenkian. Foi por aí que começamos: uma parceria com a Gulbenkian", afirmou Paulo Dias, diretor-geral da UAU e administrador do Teatro Tivoli BBVA.
A programação está divida em quatro áreas: música, dança, teatro e família.
As comemorações do centenário arrancam com a música numa parceria com Teatro Nacional de S. Carlos para um concerto, intitulado O Morcego a 30 de novembro de 2023 para celebra o 99º aniversário deste teatro. "Agradecemos ao Teatro por ter acreditado em nós", disse o administrador. Já em 2024 quando o teatro irá completar os 100 anos, haverá um concerto com a Orquestra Glubenkian.
Dentro desta área destaca-se ainda o regresso de Herman José com o concerto Da clave de sol à Clave de Lol a 26 de janeiro de 2024. Haverá ainda uma programação com Hot Club de Portugal - ainda não divulgado. "Esta parceria surgiu porque eram nossos vizinhos e recentemente perderam a sua casa", explica Paulo Dias.
Relativamente à dança, existe uma programação abrangente que começa com o Lago dos Cisnes com uma companhia vinda de Kiev de 1 a 3 de dezembro. Outros destaques são Forever Tango, vindo da Argentina, que sobe ao palco nos dias 19 a 21 de janeiro de 2024 e Carmen com a Companhia de Carmen e Matilde Rubio de 7 a 9 de junho de 2024.
Na área do teatro, estão apenas programados dois espetáculos até ao momento: Feliz Aniversário, com João Baião de 11 a 13 de janeiro de 2024 e Ficções, com Vera Holtz de 6 de fevereiro a 3 de março de 2024.
Haverá ainda espaço para uma programação de família, começando com O Principezinho, da Broadway Entertainment Group de 7 a 16 de dezembro.
De forma gratuita, no átrio do teatro, haverá os chamados Concertos sem hora marcada, pelas 15h. Este espaço ainda irá abrir para alguns espetáculos gratuitos de marionetas.
Um ciclo de cinema irá voltar ao teatro em fevereiro, relembrando os primórdios daquele lugar que costumava passar filmes com o da Música no Coração.
O Teatro Tivoli BBVA vai transformar a sua história de 100 anos num livro que reunirá todas as experiências e histórias contadas. "Recebemos bilhetes, folhetos com mais de 50 anos e várias pessoas contaram-nos algumas histórias que vão fazer parte do livro".
Ao mesmo tempo, está a ser preparado um documentário, que incluí vários testemunhos como por exemplo, o de António Sala e do Júlio Isidro.