"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Estarão o tempo e o espaço submetidos à Lei da Gravidade?

O regresso de Gabriela Ruivo ao romance. 

A escritora que venceu o Prémio Leya em 2013 e o PEN Clube Português Primeira Obra com o livro Uma Outra Voz e que, entretanto, publicou contos e poesia, volta às obras de grande fôlego com uma história que versa temas como o abandono, o desejo de liberdade, o medo da solidão e a sua perpetuação numa espiral infinita de violência. Chega às livrarias com o selo da Porto Editora.

A violência masculina sobre as mulheres e a repetição de padrões relacionais são exploradas magistralmente num livro em que o tempo e o espaço são conceitos difusos, para os quais a autora partiu de uma noção de multiverso, de diferentes tempos convivendo em dimensões paralelas, e os submeteu a uma mesma regra: a Lei da Gravidade.

Na linha narrativa principal existe um escritor famoso, Tiago, que visita um outro Tiago, mais velho e extremamente conhecedor da sua realidade. Ao longo do livro, vários outros Tiagos surgem numa multiplicidade de espaços e de tempos, mas, à exceção de ligeiros detalhes nas biografias das mulheres que o acompanham, as suas histórias são assustadoramente semelhantes.

«Este livro nasceu de uma brincadeira com o conceito de tempo, e também com as máscaras – as ficções – que criamos de nós mesmos. Era para ter como cenário sempre o mesmo prédio, mas depois percebi que exigia toda a geografia de um país. Território desconhecido, já que o tempo se apropriou do espaço até nada restar dos lugares familiares, a não ser, porventura, alguma semelhança com um futuro distópico. A ideia partiu também de um jogo de espelhos – espelhos onde nos podemos, ou não, reconhecer, distorcendo os dias: o passado, o presente, o futuro, até estes não mais se distinguirem. Nestes espelhos, vemos emergir um ciclo de violência, a repetição constante de um abandono que nos remete para localidades afectivas de vulnerabilidade; um caleidoscópio espartilhada, a imagem do nosso próprio rosto.» Gabriela Ruivo

SOBRE O LIVRO
Lei da Gravidade
O que terão em comum um velho à beira da morte numa cama de hospital, o escritor de um bestseller, um pré-adolescente inquieto e um menino de dois anos com um fascínio por livros? Que destino espera as amigas Maria Ana e Ana Maria – o espelho uma da outra? Conseguirá uma livrar-se do marido agressor, e a outra do sofrimento da perda? E Marinela? E Mariana? E a mãe solteira que existe em todas elas, fruto de um abandono continuado? E o pai, protagonista do descalabro? E o futuro, que teima em ser passado, e o passado, que teima em ser futuro?
O tempo é o grande mistério. É ele que se ri de nós do outro lado do espelho, no reflexo onde procuramos o sentido da existência e que teima em nos devolver a imagem do absurdo. É também ele que perpetua um incessável padrão de violência, que faz com que a mesma história se repita uma e outra vez, lutando contra a esperança do leitor de que o ciclo, por fim, se quebre.
Neste ousado e original romance, Gabriela Ruivo oferece-nos com maestria um universo alternativo onde o tempo se sujeita à lei da gravidade – a força motriz que agrega passado, presente e futuro, e dissolve os contornos da realidade – e convida-nos a explorar outros mundos no interior dos conceitos de espaço e de tempo e, em última análise, da própria Literatura. 

Título: Lei da Gravidade
Autora: Gabriela Ruivo
Páginas: 264
PVP: 17,75€
Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA

Gabriela Ruivo
Nasceu em Lisboa e vive em Londres desde 2004. Venceu o prémio LeYa em 2013, com o romance Uma Outra Voz (LeYa, 2014), distinguido com o PEN Clube Português Primeira Obra em 2015 e publicado no Brasil em 2018. Entre 2016 e 2020, participou em várias antologias de poesia e conto. Publicou A Vaca Leitora (D. Quixote, 2016), Aves Migratórias (Poesia, On y va, 2019), Espécies Protegidas (contos, On y va, 2021) e Uma Mulher de Palavra (poesia, edição de autor, 2022). Traduziu o livro A Cabana do Tio Tom, de Harriet Beecher Stowe (Sibila Publicações, 2020). Dirige a Miúda Children’s Books in Portuguese, uma livraria online sediada no Reino Unido, especializada em literatura infanto-juvenil escrita em português. É presidente do conselho cultural da AILD no Reino Unido e co-fundadora dos projectos Mapas do Confinamento e Portuguese in Translation Book Club.
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,706,929