"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma defesa da paz em tempos de guerra

Castélio contra Calvino é o novo título do austríaco Stefan Zweig no catálogo da Assírio & Alvim. 

Baseado numa profunda investigação, o presente volume revela a dimensão ensaística de um autor já sobejamente apreciado pela elegância da sua narrativa literária. Em Castélio contra Calvino, Stefan Zweig assina um estudo sobre a perseguição à liberdade de espírito. Esta é a história, assustadoramente atual, de Sebastião Castélio, um homem que se opôs e acusou publicamente João Calvino de fanatismo e homicídio. Uma crítica direta à guerra e, principalmente, um grande louvor à tolerância.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 21 de setembro de 2023. 

«[…] os verdadeiros heróis da humanidade não são os que edificam os seus reinos efémeros sobre milhões de sepulturas e existências destroçadas, mas sim, precisamente, aqueles que, opositores da violência, a ela sucumbem […].»
Stefan Zweig

SOBRE O LIVRO
Castélio contra Calvino
Um livro fascinante sobre o objetor de consciência Sebastião Castélio, que se interpôs no caminho de João Calvino e na sua tentativa de educar os cidadãos de Genebra pela lei da forca. Partindo das lutas entre protestantes no século XVI, Stefan Zweig reflete sobre os perigos dos nacionalismos e o terror desencadeado por um homem só. Nas palavras da tradutora, Sara Seruya, este é um «grande ensaio contra o fanatismo e o totalitarismo, escrito em 1936, que relata episódios sangrentos relacionados com lutas intestinas entre facções dos adeptos da Reforma protestante desencadeada por Martinho Lutero».

Ver primeiras páginas   

Título: Castélio contra Calvino
Autor: Stefan Zweig
Tradução: Sara Seruya com a colaboração de Teresa Seruya
N.º de Páginas: 224
PVP: 16,65€
Coleção: testemunhos 

SOBRE O AUTOR

Stefan Zweig
Nasceu a 28 de novembro de 1881 em Viena e é um dos mais importantes autores europeus da primeira metade do século xx. Dedicou-se a quase todas as atividades literárias: foi poeta, ensaísta, dramaturgo, novelista, contista, historiador e biógrafo. De ascendência judaica, empreendeu em 1934 um exílio voluntário da Áustria, então sob domínio do regime fascista de Dollfuss (austrofascismo), e viveu na Inglaterra, nos Estados Unidos da América e no Brasil, onde viria a morrer em 1942. Da sua extensa obra, destacam-se as novelas Amok (1922) e Confusão de Sentimentos (1927), a biografia Magalhães, o Homem e o seu Feito (1938), o ensaio Brasil, País do Futuro (1941) e a autobiografia O Mundo de Ontem (1942). Novela de Xadrez foi a sua obra derradeira, concluída pouco antes do seu suicídio, a 22 de fevereiro de 1942. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,161