"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Como o pai que nunca conheceu

Livros do Brasil publica «Caro Professor Germain», obra inédita em Portugal, que reúne a correspondência trocada entre Albert Camus e o seu estimado professor primário.

Os destinos de Albert Camus e Louis Germain cruzaram-se na Argélia natal do autor. E nem a distância geográfica nem a aclamação mundial do escritor conseguiram enfraquecer esta ligação alimentada por cartas e bilhetes, entre 1945 e 1959. Respeitado pelo pequeno Albert como o pai que nunca conheceu, foi Germain quem convenceu a autoritária avó do seu promissor aluno a deixá-lo prosseguir os estudos. E o resto é história. «Caro Professor Germain» é uma ternurenta homenagem à relação especial entre aluno e professor e um testemunho inspirador sobre o poder da educação.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 21 de setembro de 2023.

Numa tradução de Maria Etelvina Santos, e à exceção de algumas cartas extraviadas, aqui se publica integralmente pela primeira vez esta manifestação de veneração e amizade só interrompida pela morte prematura de Camus num acidente de viação, corria o ano de 1960. Nesta correspondência fala-se de escrita e literatura, de viagens e projetos, de ensino e pedagogia, da família próxima de um e outro, de uma imensa saudade.
 
Caro Professor Germain
«Caro Professor Germain, deixei que acalmasse um pouco todo o ruído que me envolveu nos últimos dias, antes de vir falar-lhe um pouco e de coração aberto. Acabam de me conceder uma grande honra, que não busquei nem pedi. Mas quando soube da notícia, o meu primeiro pensamento, depois da minha mãe, foi para si. Sem o senhor, sem essa mão afetuosa que estendeu à pequena criança pobre que eu era, sem o seu ensinamento e exemplo, nada disto me teria acontecido.» Albert Camus acabava de receber o Prémio Nobel da Literatura quando escreveu esta nota, endereçada ao seu professor primário. Neste volume, reúnem-se pela primeira vez as cartas que Albert Camus e Louis Germain trocaram ao longo dos anos, repletas de carinho e admiração mútuos. Junta-se ainda o texto «A escola», excerto de O Primeiro Homem, romance inacabado de Camus, onde Germain é transmutado em Bernard.

Ver primeiras páginas  

Título: «Caro Professor Germain»
Autor: Albert Camus
Tradução: Maria Etelvina Santos
N.º de Páginas: 88
PVP: 13,30€
Coleção: Dois Mundos 

SOBRE O AUTOR

Albert Camus
Nasceu em Mondovi, na Argélia, a 7 de novembro de 1913. Licenciado em Filosofia, participou na Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e foi então um dos fundadores do jornal de esquerda Combat. Em 1957 foi consagrado com o Prémio Nobel da Literatura pelo conjunto de uma obra que o afirmou como um dos grandes pensadores do século xx. Dos seus títulos ensaísticos destacam-se O Mito de Sísifo (1942) e O Homem Revoltado (1951); na ficção, são incontornáveis O Estrangeiro (1942), A Peste (1947) e A Queda (1956). A 4 de janeiro de 1960, Camus morreu num acidente de viação perto de Sens. Na sua mala levava inacabado o manuscrito de O Primeiro Homem, texto autobiográfico que viria a ser publicado em 1994. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,709,049