"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Rosa Alice Branco vence Prémio Literário António Cabral 2023

O livro de poesia Amor Cão e outras palavras que não adestram, uma edição da Assírio & Alvim, foi distinguido pelo Grémio Literário Vila-realense.

Amor Cão e outras palavras que não adestram, de Rosa Alice Branco, o segundo livro da autora no catálogo da Assírio & Alvim depois de Traçar um Nome no Coração do Branco, é o grande vencedor do Prémio Literário António Cabral 2023. Num diálogo pessoalíssimo com a obra de Konrad Lorenz, estes são versos que questionam e desequilibram dominações antigas: o criador sobre a criação, o humano sobre o animal, o homem sobre a mulher.

Instituído em 2010 pelo Município de Vila Real, em homenagem ao escritor que viveu nesta cidade a maior parte da sua vida e dedicou uma parte importante da sua obra ao género literário da Poesia, este prémio tem uma periodicidade bienal e um valor pecuniário de cinco mil euros. A sessão pública de entrega do galardão realiza-se a 30 de setembro.

SOBRE O LIVRO
Título: Amor Cão e outras palavras que não adestram
Autora: Rosa Alice Branco
N.º de Páginas: 80
PVP: 14,40 €
Coleção: poesia inédita portuguesa

Ver primeiras páginas

SOBRE A AUTORA
Rosa Alice Branco
Nasceu em Aveiro em 1950. Tem 12 livros de poesia publicados em Portugal, incluindo a sua obra poética reunida Soletrar o Dia (2002). O seu primeiro livro, Animais da Terra, veio a lume em 1988. Reconhecida internacionalmente, a autora tem a sua poesia publicada em inúmeros países, tanto em livros como em revistas literárias. Participa regularmente em festivais internacionais de poesia, tendo representado Portugal no Poetry Parnassus Festival, em Londres (2012). Venceu diversos prémios internacionais, entre eles o Prémio Espiral Maior de Poesia, em 2008, com Gado do Senhor (& etc), e o Prémio de Tradução Internacional da Colectividade de Córsega, em 2013, pela organização e tradução da antologia que intitulou E se puséssemos azulejos em verso?. A par com a atividade literária, Rosa Alice Branco tem um doutoramento em Filosofia Contemporânea, dedica-se profissionalmente à Neuropsicologia da Percepção e à Estética, e é tradutora, investigadora e promotora cultural. Neste último âmbito, organizou vários colóquios e festivais de poesia, dentro e fora de Portugal, e foi coeditora de revistas de filosofia e poesia.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,433,421