"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Para acrescentar algo necessário

Assírio & Alvim publica Post-Scriptum, o sexto título da coleção Obras de Jorge de Sena.

Concebidos na década de cinquenta, os poemas encerrados nesta coletânea antecipam a partida do autor para o exílio no Brasil. Post-Scriptum simboliza assim o fim de um tempo e o começo de outro na vida de Jorge de Sena, para quem a arte poética, na poesia que se quer verdadeira, mais não era do que «a ciência, melhor ou pior informada, racional ou intuitivamente obtida, de exprimirmo-nos racionalmente». A presente edição conta com prefácio de Joana Matos Frias.

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.

VER

Tu julgas que procuro, e não procuro.
Tu julgas que eu aceito, e não aceito.
Nem de aceitar nem procurar é feita a minha vida.
Sabes? Será que alguma vida
é feita do que julgas?
SNo coração mental das tuas flor’s perdidas
há um pequeno núcleo enegrecido,
que enegreceu à falta de o olhares.
Não julgues, olha-o.
Olha-o por amor da minha vida.
Verás que se desdobra imaculado.
Estarei pensando fugidiamente em como
será que o olhas. Nada mais farei.


SOBRE O LIVRO
Post-Scriptum
Post-Scriptum é, nas palavras do próprio autor, «um livro de peculiar organização»: trata-se de um conjunto de poemas saídos na reunião Poesia-I, que «poderia ter entrado nas três primeiras colectâneas […], além de perto de uma vintena de dispersos e inéditos, escritos em 1950-59». Poderá parecer a alguns um livro compósito no seu dizer e elaboração, mas Jorge de Sena refuta essa ideia sugerindo que, com estes poemas, «esta seria mais correctamente a imagem, se não direi de uma primeira fase da minha poesia, pelo menos da poesia que escrevi antes de ter deixado de viver permanentemente em Portugal […]».

Ver primeiras páginas

Título: Post-Scriptum
Autor: Jorge de Sena
Prefácio: Joana Matos Frias
N.º de Páginas: 72
PVP: 13,30€
Coleção: Obras de Jorge de Sena

SOBRE O AUTOR

Jorge de Sena
Nasceu em Lisboa a 2 de novembro de 1919 e morreu em Santa Bárbara, na Califórnia, a 4 de junho de 1978. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia do Porto, parte para o exílio no Brasil em 1959 e aí doutora-se em Letras e torna-se regente das cadeiras de Teoria da Literatura e de Literatura Portuguesa. Muda-se para os EUA em 1965, lecionando na Universidade de Wisconsin e, anos depois, na Universidade da Califórnia. Poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta e tradutor, é considerado um dos mais relevantes escritores de língua portuguesa do século XX, autor de títulos como Metamorfoses (1963), Os Grão-Capitães (1976), O Físico Prodigioso (1977) e Sinais de Fogo (1979), este último considerado a sua obra-prima.
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,739