"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Reflexões sobre o sistema político português

Porto Editora publica O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar, o novo livro de Aníbal Cavaco Silva.

«Num momento em que nos aproximamos do cinquentenário da Revolução do 25 de Abril, momento fundacional da nossa democracia, espero que estas reflexões sobre a qualidade do sistema político e sobre a nossa integração europeia possam ser úteis, sobretudo para os mais jovens. É essencialmente com o seu futuro que estou preocupado. Quanto mais esclarecidos e exigentes forem os jovens, melhores garantias temos de regeneração política e de progresso económico e social do País», frisa Aníbal Cavaco Silva no prefácio da obra O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar.

O livro já se encontra em pré-venda,

Dividida em três partes, a presente edição apresenta no seu primeiro segmento a análise sobre o que deve ser o comportamento do Primeiro-Ministro em Portugal para que o Governo a que preside tenha sucesso. «A Escolha dos Ministros», «As Remodelações Ministeriais», «A Palavra Pública e a Atitude do Primeiro-Ministro» e «O Relacionamento do Primeiro-Ministro com o Presidente da República» são alguns dos dez capítulos. A este ensaio normativo a partir das efetivas competências atribuídas pela Constituição da República ao chefe do executivo segue-se uma parte dedicada à União Europeia: um conjunto de textos sobre a relação de Portugal com este organismo, as suas origens e fundamentos, bem como os momentos-chave da sua história. O livro encerra com um bloco de «Crónicas da Política Portuguesa», artigos e intervenções públicas assinados entre 2021 e 2022.

SOBRE O LIVRO
Título: O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar
Autor: Aníbal Cavaco Silva
Páginas: 228
PVP: 17,75€

SOBRE O AUTOR

Aníbal Cavaco Silva
É licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISEG) e doutorado em Economia pela Universidade de York (Inglaterra). Foi investigador da Fundação Calouste Gulbenkian, Diretor do Departamento de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal, Presidente do Conselho Nacional do Plano e professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa. Aderiu ao Partido Social Democrata (PSD) em 1974 e foi Ministro das Finanças e do Plano do Governo da Aliança Democrática, presidido por Francisco Sá Carneiro. Em maio de 1985, foi eleito presidente da Comissão Política do PSD e, em outubro seguinte, o partido venceu as eleições legislativas. Sob a sua direção, o PSD obteve nas eleições legislativas de 1987 a maioria absoluta dos votos – resultado que repetiu nas eleições de 1991 – um facto inédito na democracia portuguesa. Foi nomeado Primeiro-Ministro em novembro de 1985, funções que desempenhou durante dez anos, e exerceu o cargo de Presidente da República no período de 2006-2016.
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,892