"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão lança concursos nacionais sobre o concelho

Desafios na área do vídeo, da pintura, do jornalismo e da fotografia inseridos nas comemorações dos 800 anos do Foral

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a promover a realização de um conjunto de concursos nacionais de fotografia, de jornalismo, de video e de pintura, que pretendem valorizar e promover os 800 anos de história do concelho. A iniciativa está inserida no âmbito das comemorações dos 800 anos da atribuição do Foral de D. Sancho I, dos 170 anos de fundação do concelho e dos 20 anos da elevação a cidade, que decorrem até 28 de Setembro de 2005 e que prevêm a promoção de uma série de iniciativas e actividades que pretendem dar visibilidade à já longa e rica história do concelho.

“Pelo significado que em si encerram e, sobretudo, pela importância que assumem no percurso colectivo de Famalicão – como etapas determinantes na criação e consolidação do concelho e marcos históricos de afirmação da sua identidade –, impõe-se a valorização destas datas, nomeadamente através do estudo e da divulgação do passado colectivo famalicense”, realça Armindo Costa, acrescentando que esta é uma comemoração que “só tem sentido como acto de celebração colectiva, necessitando do envolvimento e da participação de todos”.

É nesse sentido que a Câmara Municipal lançou este conjunto de concursos direccionado a todos os públicos nacionais das mais diversas áreas artísticas e profissionais, desde a fotografia, ao jornalismo, passando pela pintura, desenho, história e vídeo. Os que aceitarem um ou vários desafios – de fotografia, de jornalismo, de vídeo e de pintura  –, têm disponível os respectivos regulamentos para consulta na página oficial do município de Vila Nova de Famalicão, em www.vilanovadefamalicao.org.

“Vila Nova de Famalicão: 800 anos de História – 1205 / 2005” é o mote transversal aos diversos concursos nacionais que a autarquia famalicense tem já em curso.

 O concurso nacional de vídeo e documentarismo, que já tem assegurada a participação de vários concorrentes, apresenta-se, à partida, como um dos mais interessantes e motivantes para os participantes, dado o prémio monetário de 2.500 euros que prevê e a sua visibilidade garantida, com a inclusão no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, “Famafest' 2005”, que se realiza de 11 a 20 de Março. Entretanto todos os trabalhos apresentados a concurso serão exibidos no festival, numa sessão especial que está a ser preparada para o efeito.

Foi também lançado um Concurso Nacional de Fotografia, que apela à captação de três imagens alusivas aos 800 anos de História de Vila Nova de Famalicão. O vencedor irá receber o valor pecuniário de 500 euros e os melhores trabalhos serão expostos em Maio próximo, na Casa das Artes.

Já o Concurso Nacional de Jornalismo pretende distinguir a “Melhor Reportagem” sobre a História do concelho efectuada durante o período das comemorações, entre 28 de Setembro de 2004 a 28 de Setembro de 2005. A este prémio podem concorrer todos os jornalistas que tenham trabalhos publicados na imprensa nacional dedicados ao município de Vila Nova de Famalicão, seja a sua história, suas gentes, património cultural, arquitectónico, paisagístico, instituições, ou personalidades, actividades, entre outros. O vencedor da “Melhor Reportagem” será distinguido com 1000 euros.

A autarquia está também a promover um Concurso Nacional de Pintura, que pretende desafiar todos os artistas plásticos portugueses a darem largas à sua criatividade e a passar para a tela, sentimentos, ideias ou simplesmente imagens apelativas aos 800 anos de história de Vila Nova de Famalicão. O vencedor deste concurso irá receber o valor pecuniário de 2.500 euros. Os melhores trabalhos vão poder ser apreciados pelo público numa exposição colectiva de pintura, a realizar durante o mês de Maio na Casa das Artes.

Os interessados em participar nos vários concursos deverão enviar os trabalhos para a seguinte morada: Comissão Executiva das Comemorações do Foral, Casa da Cultura, Rua Direita, 4760 Vila Nova de Famalicão.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,569,014