"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O que tem tudo isto (ainda) a ver com Portugal?

Quase quarenta anos volvidos sobre a publicação de O Mapa Cor de Rosa, a Assírio & Alvim dá a ler de novo este título de Maria Velho da Costa.

Obra fundamental para a compreensão de todo o trabalho de Maria Velho da Costa, mas também na reflexão sobre esses importantes anos a seguir ao 25 de Abril de 1974, O Mapa Cor de Rosa é o olhar da escritora sobre o nosso país naufragando nos novos tempos de liberdade. Publicadas pela primeira vez em 1984, estas cartas de tom «quase íntimo», nas palavras da autora, evocam símbolos de uma era: o papamóvel, a estreia de um êxito de César Monteiro, a Guerra das Malvinas, o desemprego em massa, a Polónia de Lech Walesa, o encanto poético de Oxford. A presente edição reproduz as ilustrações originais de Oscar Zarate.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 7 de setembro de 2023.

«O que tudo isto tem a ver com Portugal não sei bem. Um ardor de catástrofe, finalistas igualmente chumbados de uma desigualmente proveitosa, mas igualmente idealizada prova imperial? Finalmente estou por aqui por acaso e por necessidade, que ainda são as grandes motivações nacionais para sair. Estamos espalhados por toda a parte. E literalmente, passando um pano de luto por cima da espoliação, fartámo-nos de dar mundos ao mundo.»
Maria Velho da Costa

SOBRE O LIVRO

O Mapa Cor de Rosa
Este conjunto de «cartas», como as designa a autora, foram escritas no rescaldo do 25 de Abril, a partir de Londres, onde Maria Velho da Costa era leitora de português (King’s College) e vivia desde 1980. Aqui, escreve sobre e para Portugal, descrevendo os hábitos, tiques e outros aspetos da portugalidade.

Ver primeiras páginas

Título: O Mapa Cor de Rosa
Autora: Maria Velho da Costa
N.º de Páginas: 216
PVP: 17,75€
Coleção: A Phala

SOBRE A AUTORA

Maria Velho da Costa
Nascida a 26 de junho de 1938, em Lisboa, licenciou-se em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa e obteve o curso de Grupo-Análise da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria. Ficcionista, ensaísta e dramaturga, é coautora, com Maria Isabel Barreno e Maria Teresa Horta, de Novas Cartas Portuguesas (1972), um livro que se tornou um marco no nosso país pela abordagem da situação das mulheres nas sociedades contemporâneas. A sua escrita situa-se numa linha de experimentalismo linguístico que viria a renovar a literatura portuguesa. A sua obra conquistou diversos prémios literários de que destacamos o Prémio Camões (2002).

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,859