"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Casa do Livro vai integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Em breve será formalizada a adesão da Casa do Livro à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), passando, assim, a Póvoa de Lanhoso, a dispor de uma Biblioteca Pública Municipal.

Foto © Município da Póvoa de Lanhoso

Recentemente, uma equipa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) efetuou uma visita à Casa do Livro, com o objetivo de averiguar se aquele espaço reunia condições que permitissem oferecer à população serviços bibliotecários de qualidade, cumprindo os requisitos necessários para a assinatura do protocolo.

Analisadas as características físicas, incluindo condições de depósito, recursos humanos e tecnológicos, concluiu-se que estavam cumpridos os requisitos e as exigências para a Casa do Livro ser incluída na RNBP.

Fátima Moreira, Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, mostrou-se bastante agradada com este resultado e sublinhou: “estamos em condições de formalizar esta adesão e vamos fazer parte da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, isto é um marco para a Póvoa de Lanhoso. A Póvoa de Lanhoso era o único concelho da Comunidade Intermunicipal do Ave que não tinha a sua biblioteca integrada nesta rede! Desde a inauguração da Casa do Livro, no passado mês de abril, que este era um objetivo que queríamos atingir.”

Recorde-se que a Casa do Livro abriu ao público em abril passado e são já inúmeras as atividades que aquele espaço dinamiza, oferecendo à população um programa vasto e diversificado, destinado a todas as faixas etárias da população.

Desde que abriu portas até à data atual passaram pela Casa do Livro cerca de 550 utilizadores, sendo 290 crianças e jovens inseridos nas atividades oferecidas. Além das que se realizaram neste novo espaço, dentre as quais se destacam a fase interna do Concurso Nacional de Leitura, espetáculos de teatro, sessões de cinema, horas do conto, histórias encenadas, yoga para crianças, jogos didáticos e pinturas faciais, simulação de uma escavação arqueológica, são também merecedoras de referência a apresentação de livros, encenações teatrais, a semana da leitura … Também atividades organizadas em parceria com outros serviços, como foi a atividade “Cuida do Teu Meio Ambiente”, que contou com a colaboração do Centro Interpretação do Carvalho de Calvos, são um excelente exemplo das dinâmicas daquele espaço cultural.

Esta responsável do Executivo Povoense reforçou “a necessidade de tornar a Casa do Livro mais inclusiva, com outros recursos, abrangendo todas as pessoas”, validando assim um dos considerandos deste protocolo: “proporcionar um serviço de biblioteca pública plural, universal e gratuito, desempenhando a sua função social e cultural, sendo um fator de inclusão social, contribuindo para a democratização do acesso à informação, para a participação dos cidadãos na vida pública e para a igualdade de oportunidades”.

 

A CASA DO LIVRO

Consolidando a ideia de que liberdade e livros têm uma relação indissociável e até mesmo complementar, o dia 25 de Abril foi a data escolhida para abertura oficial deste novo espaço cultural, um espaço privilegiado para disseminação de conhecimento, de descoberta, de discussão, enfim, de cultura.

A Casa do Livro resultou da reabilitação integral de um edifício contíguo ao Centro Interpretativo Maria da Fonte, ao Theatro Club e ao Arquivo Municipal, no Largo António Lopes, na Vila Povoense.

Este imóvel integra o referido conjunto de edifícios que estão classificados como Monumentos de Interesse Municipal, e as obras de que foi alvo contribuíram para a qualificação urbanística daquela área, adequando as suas características físicas, materiais e funcionais às exigências atuais em matéria de conforto, de segurança e de mobilidade suave.

Esta intervenção, que decorreu no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020, visou a criação de um novo espaço cultural na Póvoa de Lanhoso, pensado para aproximar o livro do leitor, incentivar à prática da leitura e atrair a comunidade para um espaço de informação e conhecimento. 


Fonte: Município da Póvoa de Lanhoso | 29 de agosto de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,718,786