"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A Olaia em Lisboa

A árvore que "pinta" as Festas na Rua

© Câmara Municipal de Lisboa
Cercis siliquastrum é o nome científico desta árvore, originária do mediterrâneo oriental e sudoeste asiático, uma espécie que se encontra em muitos jardins de Lisboa. 

O seu nome foi adotado por um bairro da cidade – uma herança da antiga Quinta das Olaias – onde ainda existem várias destas árvores que estão também plantadas um pouco por toda a cidade, como na Quinta das Conchas, no Largo de Santos, no Parque Eduardo VII ou junto à fachada da Sé de Lisboa.

É ainda conhecida como árvore-da-Judeia, árvore-de-Judas e também árvore-do-amor pelas folhas verdes claras em forma de coração.

A sua abundante floração, com cachos de flores rosa intenso que despontam ainda antes das folhas, pontua a cidade de cor ainda antes de começar a primavera e os seus frutos (parecidos com a alfarroba) nascem entre agosto e setembro.

A Olaia é a imagem escolhida para as Festas na Rua e já está a circular na cidade, nos autocarros da Carris. Uma campanha de comunicação que passa também por circuitos de Mupis e cartazes e pela distribuição de flyers, marcadores de livros e um desdobrável com toda a programação.

Entre o próximo dia 22 e 1 de outubro as Festas na Rua, tal como a Olaia, vão colorir a cidade com magia, dança, música, arte sonora, vídeo e muito mais.




O programa completo pode ser consultado em www.egeac.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,442,915