"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cinemateca Júnior programa fora de portas por causa de obras no Palácio Foz em Lisboa

A programação da Cinemateca Júnior vai repartir-se, a partir de setembro, pelos espaços da Cinemateca, entre Lisboa e Loures, por causa das obras de reabilitação do Palácio Foz, onde está localizada, na capital.

© Wikimedia Commons

A programadora Neva Cerantola explicou à agência Lusa que na sede da Cinemateca, em Lisboa, serão programadas as sessões de cinema aos sábados e as oficinas para famílias e crianças.

Nos espaços do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), em Bucelas (Loures, distrito de Lisboa), deverá ficar disponível a exposição dedicada aos dispositivos de pré-cinema e vão acontecer também oficinas para escolas.

“Vamos continuar com as mesmas atividades, tentar criar novas, dar a conhecer o trabalho da Cinemateca Júnior até para novos públicos, mas queríamos manter a relação que já temos com as famílias e as escolas de Lisboa”, disse Neva Cerantola.

Criada em 2007 como um serviço vocacionado para crianças, jovens e famílias, a Cinemateca Júnior funciona no Palácio Foz, um edifício do século XVIII localizado no final da Avenida da Liberdade e que acolhe também outros organismos.

A Cinemateca Júnior sai temporariamente do edifício por causa de obras de reabilitação que começam a 21 de agosto e se prolongam, pelo menos, por 18 meses, ou seja, até ao primeiro trimestre de 2025, disse à Lusa fonte da assessoria da ministra da Presidência, que tutela o Palácio Foz.

Segundo a mesma fonte, estas obras dizem respeito a estruturas exteriores do Palácio Foz.

Faltam ainda as obras de “recuperação dos espaços interiores do palácio e na parte inferior da platibanda [junto ao telhado], com duração prevista de 24 meses”, cujo contrato aguarda ainda visto prévio no Tribunal de Contas, referiu a mesma fonte.

O Governo aprovou em junho passado a reprogramação da despesa destas obras que, segundo resolução do Conselho de Ministros, estão orçamentadas em cerca de 7,7 milhões de euros, a repartir entre 2023 e 2025.

Neva Cerantola diz que, no caso dos espaços da Cinemateca Júnior, “as obras eram desejáveis”, nomeadamente no auditório, com capacidade para cerca de 120 pessoas, e que é “uma sala histórica que deve ser preservada".

 


Fonte: LUSA | 14 de agosto de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,880