"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro-Cine de Pombal anuncia nova temporada plural de Eu.Clides a Debussy

Até ao final do ano, o Teatro-Cine de Pombal, no distrito de Leiria, vai apresentar oito espetáculos principais numa nova temporada orientada para a inclusão e para as diversas faixas etárias, anunciou a Unidade de Cultura do município.

A sala de espetáculos, uma das 96 do país que faz parte da Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses, preparou um conjunto de espetáculos que vai do novo talento do luso-cabo-verdiano Eu.Clides à evocação dos 160 anos do nascimento de Claude Debussy. Após a paragem no verão, a programação regressa ao Teatro-Cine no dia 16 de setembro, com a apresentação do disco de estreia de Eu.Clides, “Declive”.

Ainda em setembro, a associação artística Andante instala-se em Pombal para ultimar “A minha solidão devia ter asas”, espetáculo criado em coprodução com a Câmara Municipal. Desenvolvido a partir do cruzamento entre o teatro e a promoção da leitura, “A minha solidão devia ter asas” está em cena entre os dias 25 e 29 desse mês, em dez sessões especialmente desenhadas para os alunos do ensino secundário e ainda numa para o público em geral, a 30 de setembro.

Em outubro, o destaque da programação é a ópera “Debussy e Melisande”, nova produção da Musicamera, com texto de Cláudio Hochman e música de César Viana, que sobe ao palco no dia 07.

O espetáculo surge a propósito da celebração do aniversário de Debussy, os 160 anos do seu nascimento, e dos 120 anos da estreia da ópera “Pélleas et Mélisande”, de Maurice Maeterlinck e Claude Debussy.

Por Pombal, no distrito de Leiria, passam também as novas canções que Manel Cruz tem estado a preparar, num concerto agendado para 21 de outubro. A fechar outubro, o Teatro-Cine acolhe a segunda edição do HaHaArt Film Festival, dedicado ao cinema de comédia. São 50 curtas-metragens a projetar entre os dias 27 e 29. Outra coprodução com estreia em Pombal está reservada para o final de novembro: o ator e encenador Marco Paiva, da Terra Amarela, está a criar em residências artísticas na Casa Varela, o centro de experimentação artística da cidade, “O tamanho das coisas”. Trata-se de um monólogo pensado para o ator Paulo Azevedo, que subirá ao palco em dois momentos, nos dias 24 e 25 de novembro. Também na Casa Varela foi desenvolvida “Mulher-romã”, performance transdisciplinar da companhia Fogo Lento, a partir do conto tradicional “As três romãs”, que chega ao Teatro-Cine a 02 de dezembro. Para famílias, a sala de espetáculos de Pombal apresenta a 10 de dezembro “25 anjos a cantar o Natal”, um espetáculo dos Concertos para Bebés. A par da programação central, a Unidade de Cultura da Câmara de Pombal realça que haverá outros momentos programados, nomeadamente conversas com artistas sobre os trabalhos produzidos no Teatro-Cine e Casa Varela ou sessões de cinema quinzenais do Cineclube de Pombal, entre vários acolhimentos. 


Fonte: LUSA | 14 de agosto de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,482