Notícias
Biblioteca Municipal de Pinhal Novo integra Rede da UNESCO
A Biblioteca Municipal de Pinhal Novo integra a Rede das Bibliotecas Públicas da UNESCO, na sequência da candidatura apresentada com o projeto “Os Direitos Habitam nas Histórias”.
Com este projeto, o Município de Palmela pretende criar e fortalecer os hábitos e o gosto pela leitura, incentivando ao desenvolvimento da linguagem e da criatividade, com foco na divulgação, promoção, informação e consciencialização sobre os Direitos Humanos e da Criança. Integra um conjunto de ações para o público escolar e comunidade em geral, dinamizadas pelas Rede de Bibliotecas Públicas do Município de Palmela, como a Hora do Conto, presencial e online (com recurso a Língua Gestual Portuguesa e legendagem); a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura; o Concurso Literário; a Feira do Livro; exposições; a Peça de Teatro de Natal; os Saquinhos de Contos; os Destaques Bibliográficos e várias ações em parceria com as Bibliotecas Escolares.
“Os Direitos Habitam nas Histórias” enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, 10 - Reduzir as Desigualdades e 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Recorde-se que, em 2022, a Biblioteca Municipal de Palmela integrou esta Rede, através do projeto “Conversas Sem Margens” que, a propósito da apresentação pública de livros, aborda também assuntos estruturantes. Este ano, conta com mais duas sessões, em outubro e novembro, sobre Urgência Climática e sobre Habitação.