"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Reclassificação do Mosteiro de Tibães em consulta pública

A reclassificação do Mosteiro de Tibães como Monumento Nacional está em consulta pública. Esta é a fase final do processo que pretende reclassificar igreja, mosteiro, fontes e construções arquitetónicas da cerca como de interesse nacional.

Durante os próximos 30 dias, o projeto de reclassificação do Mosteiro de São Martinho de Tibães como Monumento Nacional estará em consulta pública. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944, o Mosteiro de Tibães vê agora reconhecido o conjunto monumental, daquela que foi casa-mãe dos beneditinos em Portugal.

O anúncio feito dia 31 de julho, em Diário da República, surge depois do parecer favorável da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, datado de 8 de março de 2023.

Localizado na freguesia de Mire de Tibães, o Mosteiro de São Martinho de Tibães, sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Norte, é um dos mais visitados da região.

Fundado em finais do século XI, o Mosteiro beneditino recebeu Carta de Couto em 1110, pela mão dos condes D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henri­ques, que viria a ser o primeiro rei de Portugal.

Silêncio, obediência, pobreza, oração e trabalho faziam parte da Regra Beneditina seguida pelos monges. O Mosteiro cresceu em privilégios e poder até ao século XIV e foi escolhido após o Concílio de Trento, em 1567, para ser Casa-mãe da Congregação de São Bento dos Reinos de Portugal.

Atingiu o seu máximo esplendor nos séculos XVII e XVIII, ao ser transformado num dos maiores conjuntos monásticos do Portugal barroco.

Constituído pela igreja, alas conventuais e espaço exterior delimitado pela cerca de clausura, o Mosteiro de São Martinho de Tibães encerrou em 1834, data que marca a extinção das Ordens Religiosas em Portugal. Com praticamente todos os bens e edifício vendidos em hasta pública, em 1986 o Estado Português inicia a sua recuperação, estudo e restauro.

Hoje é possível percorrer, ver e sentir os espaços e os seus tempos, num “Museu Monumento” e num “Jardim Histórico” que se estende por cerca de 40 hectares, até à cerca.

A reabilitação de todo o complexo monástico continua e já no início do corrente ano foram concluídos os trabalhos na capela-mor da igreja, ao abrigo do Programa Operacional Norte 2020, estando ainda previsto um investimento de cerca de 3 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,766