"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lisboa Mistura em setembro, a querer "escutar a cidade e o mundo à volta"

Festival anuncia o programa e intenções da sua 18.ª edição, que contará com os Fogo Fogo, A Criatura, Tiago Pereira, JAZZOPA, Soweto Kinch e Dobet Gnahore. Dias 9 e 10 de setembro.

Dobet Gnahore, um dos nomes fortes do programa deste ano DR
Ainda falta um mês, mas o Lisboa Mistura já anunciou o seu programa para este ano. Dias 9 e 10 de setembro, sábado e domingo, a partir das 16h, esta festa intercultural regressa aos jardins do Museu da Cidade, no Campo Grande, em Lisboa, com música, encontros, conversas, oficinas e partilhas várias – sociais, culturais e artísticas. Organizado pela Associação Sons da Lusofonia e pela EGEAC Cultura em Lisboa, o Lisboa Mistura quer, nesta sua 18.ª edição, “escutar a cidade e o mundo à volta, pensar no seu futuro e no futuro da cidade e da cultura como ativação da cidadania na construção urbana”, nas palavras de Carlos Martins, fundador e programador da iniciativa.

Criticando, no texto que anuncia o programa deste ano, a “festivalização da cultura, por promover a efemeridade e substituir cultura por entretenimento”, Carlos Martins diz que este “não constrói sustentabilidade nem ajuda as pessoas a encontrar plataformas que medem os seus interesses e aspirações com interesses privados.” É por isso, afirma, que “o Lisboa Mistura está mais do que nunca enquadrado nos bairros de Lisboa” aí inscrevendo “práticas artísticas e comunitárias experimentais que a partir do trabalho coletivo nos façam descobrir os lisboetas e o mundo e que olhem de forma diferente para as questões urgentes que se põem às comunidades.”

O programa deste ano abre, nos dois dias, com debates. O primeiro, dia 9, às 16h, tem por tema Lisboetas e Visibilidade; e o segundo, dia 10, à mesma hora, discutirá a Arte Participativa. No primeiro dia, o debate é seguido de uma Festa Intercultural (17h) e de uma apresentação da Orquestra de Percussão e Sopros do Projecto D’Improviso, desenvolvido em cinco bairros de Lisboa (19h30). Depois, mais música: DJ, com A Mãe Dela (20h); o saxofonista e rapper britânico Soweto Kinch (21h) e a premiada cantora, bailarina e compositora africana Dobet Gnahoré (22h30).

Domingo 10, a seguir ao debate, o palco será entregue à OPA (Oficina Portátil de Artes) (17h), à mistura de spoken word, jazz e hip-hop dos JAZZOPA (18h45) e às propostas sonoras, como DJ, de Tiago Pereira, dinamizador d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (20h). Até ao final, atuarão ainda o coletivo A Criatura (21h) e os Fogo Fogo, com Fladu Fla (22h30).


por Nuno Pacheco in Público | 1 de agosto de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,412