"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Paul B. Preciado, Agnieszka Polska e Vera Mantero na 4.ª edição da bienal BoCA

O filósofo Paul B. Preciado, a artista Agnieszka Polska e a coreógrafa Vera Mantero estão entre os criadores que a Bienal de Artes Contemporâneas (BoCA) vai apresentar em Lisboa e Faro de 2 de setembro a 15 de outubro.

"Orlando, My Polítical Biography", de Paul B. Preciado foi mostrado na Berlinale de 2023_Les Films du Poisson

Esta 4.ª edição do evento dedicado às artes contemporâneas, com direção artística de John Romão, tem como tema "Presente Invisível", inspirado na "reivindicação dos corpos e dos gestos que não são dados a ver", segundo a informação divulgada pela organização.

Nos mais de 30 projetos que serão apresentados, entre comissões, estreias mundiais e nacionais, reúnem-se autores como Paul B. Preciado, pensador da teoria queer, que exibe, em antestreia nacional, “Orlando, a minha autobiografia política”.

Na Culturgest, o filósofo espanhol apresentará ainda a conferência-performance “Eu sou o monstro que vos fala”, mais uma estreia nacional, segundo a programação, cujo formato assenta em espetáculos multidisciplinares, teatro, cinema, performances, instalações e concertos.

Comissionado e produzido pela BoCA, o espetáculo "The Talking Car" marcará a estreia da artista visual polaca Agnieszka Polska na criação para teatro, reunindo Albano Jerónimo, Vera Mantero, Iris Cayatte ou Bartosz Bielenia em palco, com apresentações na Culturgest (Lisboa) e no Teatro das Figuras (Faro), seguindo-se uma digressão nacional e internacional.

De regresso a Portugal, o artista mexicano Héctor Zamora apresentará a sua nova criação, "Quimera", prestando homenagem à comunidade migrante e à sua força de trabalho "quase sempre invisível aos olhos dos outros", numa ação com balões que formam palavras, nas ruas de Lisboa e Faro, aludindo ao conceito de quimera na perspetiva migrante.

Também da América Latina, Gabriel Chaile, artista do norte da Argentina, irá conceber uma instalação de grande escala para a Praça do Carvão, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, “um espaço onde a matéria, os símbolos e as epistemologias de culturas pré-colombianas misturaram-se com a vida contemporânea”.

Estes artistas irão estar ao lado de outros como Marina Herlop, Julian Hetzel, Ntando Cele, Yvonne Rainer, e os portugueses Teresa Silva, João Pais Filipe e Marco da Silva Ferreira, Ana Borralho & João Galante, João dos Santos Martins, Herlander, Gaya de Medeiros e Cláudia Dias.

A Bienal de Artes Contemporâneas - BoCA teve a sua primeira edição em 2017. 


Fonte: LUSA | 25 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,270