Notícias
Concurso Arte pela Democracia
O concurso «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES), selecionou 45 projetos para receberem um apoio global de 1 milhão de euros.
Estas iniciativas, que terão lugar por todo o país, vão integrar as Comemorações dos 50 anos da Revolução e contribuir para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção democracia.
“O programa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril desenvolve-se em torno de dois eixos estruturantes: Memória e Futuro. As Artes são imprescindíveis a esta evocação do passado e à reflexão sobre os próximos 50 anos. Estes projetos artísticos vão contribuir para que, por todo o país, se convoquem as várias gerações em torno do momento fundador da nossa democracia”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva.
A parceria para apoio a projetos artísticos decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de dois novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.
Teatro, música e muito mais para assinalar o 25 de Abril em todo o país
A edição de 2023 selecionou um total de 45 projetos, 19 nas áreas artísticas de cruzamento disciplinar; nove de teatro; e seis de música. No domínio artístico da criação, serão apoiadas 27 iniciativas; no da programação, sete; no da circulação nacional, quatro. Foram ainda selecionados seis projetos no domínio da edição e um no domínio das ações estratégicas de mediação.
Os projetos abrangem todo o país. Há onze projetos na região Norte; seis na região Centro; 22 na Área Metropolitana de Lisboa; três projetos no Alentejo; um no Algarve, um nos Açores; e um na Madeira.
A lista dos projetos vencedores será conhecida após terminado o prazo para a audiência dos interessados.
>> Saiba mais AQUI