"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Leiria lança Fórum José Mattoso e dá nome do historiador a auditório e parque do Castelo

A Câmara de Leiria anunciou hoje a criação do Fórum José Mattoso, historiador de Leiria que morreu no sábado, e a pretensão de dar o seu nome ao auditório ao ar livre e ao parque na encosta do Castelo.

José Mattoso, historiador, medievalista e professor universitário português, na sua residência na aldeia do Carvoeiro, Albergaria (fotografia © 2007, Nuno Alegria / LUSA)

“Em sinal de reconhecimento pelo seu percurso e trabalho, o Município de Leiria pretende realizar o I Fórum José Mattoso no dia 28 de outubro de 2023, na Igreja da Pena – Castelo de Leiria, inteiramente dedicado ao seu trabalho e à investigação e reflexão que desenvolveu”, afirmou a vereadora com o pelouro da Cultura, Anabela Graça, na reunião do executivo municipal.

Ao ler um voto de pesar, aprovado por unanimidade, Anabela Graça explicou que “o Fórum José Mattoso é uma iniciativa prevista no Plano Estratégico Municipal da Cultura para o concelho de Leiria que terá continuidade”.

Segundo a vereadora, a autarquia pretende, ainda, “designar o parque na encosta do Castelo como Parque José Mattoso e atribuir o seu nome ao auditório ao ar livre do Castelo, passando este a designar-se Auditório José Mattoso”.

No voto de pesar, no qual a Câmara lamenta profundamente a morte de José Mattoso, aos 90 anos, lê-se que foi “um leiriense ilustre, que se notabilizou pelo seu percurso enquanto historiador, professor universitário e diretor da Torre do Tombo”.

Nascido em Leiria, em 1933, José Mattoso licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade Católica de Lovaina e doutorou-se em História Medieval. Foi investigador, professor, exerceu ainda as funções de presidente do Instituto Português de Arquivos, de 1988 a 1990, e diretor da Torre do Tombo, entre 1996 e 1998.

“Viveu em Timor-Leste, colaborando na recuperação do Arquivo Nacional e no Arquivo da Resistência, e lecionou no Seminário Maior de Díli”, adiantou o voto de pesar, destacando que José Mattoso é “autor de uma extensa bibliografia” e “foi um reconhecido especialista na História Medieval Portuguesa”.

Recebeu, entre outros, o Prémio Pessoa, em 1987, o Prémio Internacional de Genealogia Bohüs Szögyeny, em 1991, o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, em 10 de junho de 1992, e o Troféu Latino, em 2007.

“Em 1999, foi homenageado com o Galardão Municipal de Leiria por serviços relevantes prestados em prol do município e, em 2010, foi-lhe atribuída a Medalha da Cidade de Leiria, pela sua vasta e valiosa obra e pelas qualidades de cidadão exemplar reconhecido em Portugal e no estrangeiro como um dos mais insignes especialistas na história medieval de Portugal, tendo em 2021 recebido a Chave da Cidade”, acrescentou a nota.

No domingo, a autarquia manifestou “o seu profundo pesar perante a morte de José Mattoso” e associou-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”, tendo decretado três dias de luto municipal pela morte do historiador, com a colocação da bandeira do município a meia haste.


Fonte: LUSA | 12 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,468