Notícias
Açores recebem "importante doação" de objetos ligados a Antero de Quental
A Região Autónoma dos Açores recebeu "uma importante doação" de um conjunto de objetos ligados a Antero de Quental e à sua família, feita por Judite Fernanda Calheiros Quental, sobrinha bisneta do poeta açoriano.
Numa nota publicada no seu 'site' oficial, o Governo açoriano adianta que a doação foi entregue pessoalmente pela doadora ao presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, em 29 de junho, durante um encontro em Lisboa, que contou ainda com a presença de Ana Maria Almeida Martins, investigadora anteriana.
A doação inclui um álbum que, entre outros, contém o poema “Amor de Mãe”, datado do Ramalho (Ponta Delgada), dia 16 de julho de 1859, e assinado Antero Tarquínio Quental, cuja autenticidade da letra foi estabelecida pela investigadora Ana Maria Almeida Martins, por comparação com uma carta que o poeta escreveu à mãe em 29 de junho do ano anterior, detalha o executivo.
Há ainda um anel de sinete com as armas dos Ponte Quental, que terá pertencido a André de Quental, irmão do poeta, ou a seu filho Paulo de Quental, uma medalha de D. Pedro IV e de D. Maria II ou das Campanhas da Liberdade, concedida a Fernando do Quental, pai do poeta, apoiante da causa liberal e um dos Bravos do Mindelo, acrescenta a Presidência do Governo Regional.
A "importante doação" integra ainda medalhas de Militar de Comportamento Exemplar (MPCE), da Real Ordem Militar de Aviz (CvA) e de 2.ª Classe da Ordem Espanhola da Cruz Vermelha, concedidas a Paulo de Quental, sobrinho do poeta.
O Governo dos Açores sublinha que a doadora manifestou "a profunda vontade" de que os objetos oferecidos sejam depositados junto à livraria pessoal de Antero de Quental, que se encontra na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Antero de Quental, nascido em Ponta Delgada em 1842, e falecido em 1891, foi um poeta, filósofo e agitador político, considerado um dos grandes sonetistas da literatura portuguesa.
Teve ainda um papel importante no denominado movimento da Geração de 70.
Fonte: LUSA | 10 de julho de 2023