"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Chegou a Palmela a Biblioteca de Rua "Livros para Tod@s” - visite e leve um livro

Já está a funcionar, junto à Estação Ferroviária de Pinhal Novo (Praça da Independência), a Biblioteca de Rua “Livros para Tod@s”, que permite a qualquer pessoa levar e devolver livremente os livros usados disponíveis. 

O projeto foi desenvolvido pelo Município de Palmela, em colaboração com a Escola Secundária de Pinhal Novo.

No momento simbólico de inauguração, no dia 5 de julho, a Vereadora da área das Bibliotecas e Património Cultural, Maria João Camolas, manifestou a intenção de que este projeto, que agora chega ao concelho, «possa ser replicado noutras freguesias», para que «a leitura, esteja acessível a todos, sobretudo àqueles a quem os horários não permitem usufruir das Bibliotecas Municipais». Sendo um equipamento de utilização livre, a Vereadora alertou que «a continuidade do projeto depende do civismo e espírito de cidadania de todos os que o utilizarem».

A Biblioteca de Rua foi desenvolvida em colaboração com as/os alunas/os da turma 12.º J, da disciplina Oficina das Artes, do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária de Pinhal Novo, sob coordenação da Professora Cristina Pereira. A pintura/decoração do armário onde os livros estão arrumados é da autoria da turma e o folheto do projeto foi elaborado pelo aluno Manuel Silva. Para a Vereadora, este trabalho «é um símbolo do que, em conjunto, podemos fazer de bom na comunidade» e o resultado foi «excelente».

A Professora agradeceu à Câmara Municipal o convite para colaborarem nesta iniciativa. «Foi um desafio que os alunos tiveram, com dedicação e empenho, e estão de parabéns, porque fizeram um trabalho meritório», elogiou.

A aluna Daniela Ferro, em representação da turma, confessou que, apesar de terem abdicado dos tempos livres para se dedicarem a este projeto, gostaram muito de o fazer. «Estamos muito felizes por poder deixar um marco nosso aqui», referiu. No final da inauguração, as/os alunos presentes receberam certificados de participação.

A Biblioteca de Rua “Livros para Tod@s” enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, 10 - Reduzir as Desigualdades, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,456,922