"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nova temporada do TMPorto com oito estreias, reforço de parcerias e laços com a cidade

A próxima temporada do Teatro Municipal do Porto (TMP) promete reforçar parcerias, laços com artistas e espaços da cidade, mantém os “ciclos da casa” e portas abertas a festivais, destacando-se oito estreias.

Teatro Rivoli, no Porto © 2019, José Coelho / LUSA

Em comunicado, o TMP, que engloba o Rivoli e o Teatro do Campo Alegre, refere que a nova temporada arranca a 15 de setembro com “Dialogo Terzo: In a Landscape”, o terceiro capítulo do projeto Dialoghi, e com “Gust9723”, de Francisco Camacho, uma remontagem da peça original de 1997, numa coapresentação com o Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Até dezembro, “as diferentes noções de tempo” e o apoio aos artistas e companhias da cidade marcam a programação, destacando-se, a 22 e 23 de setembro, a apresentação de “Corpo Clandestino”, espetáculo que marcará os 20 anos de carreira de Vitor Hugo Pontes e, a 20 e 30 desse mês, a estreia de “Casa dos Pais” de Luís Araújo & António Parra/A Turma, no palco do Rivoli.

“O programa foi ajustado e apresenta obras que variam muito de escala e de disciplinas dentro do espetro contemporâneo, mas sempre com um sentido de coragem no seu conteúdo ou forma que gera uma nova expectativa em relação à missão e ao papel de um teatro municipal na cultura contemporânea”, explicam no texto os codiretores artísticos do TMP, Cristina Planas Leitão e Drew Klein.

Em novembro, também no Rivoli, nos dias 03 e 04, estreia-se “Justiça”, de Joana Providência/Teatro do Bolhão, e, a 07 e 08 de dezembro, “unraveling”, de Visões Úteis, assim como "Abalo na matriz”, de Beatriz Baptista, e “A·Dentro”, de Mercedes Quijada.

As estreias continuam a 15 e 16 de dezembro, agora no Campo Alegre, com a apresentação de “Revolução de uma pessoa que sempre fez o que quis”, de Nuno Preto/Colectivo Espaço Invisível.

Os “ciclos da casa” mantém-se na nova temporada com o programa "Palcos Invisíveis", uma coprodução com a Instável – Centro Coreográfico, que passa a realizar-se de dois em dois meses e com dois artistas em cada data, começando em setembro, nos dias 29 e 30, no Campo Alegre, com “Trans*Performatividade”, de AURA, e “Desencontro”, de Isabela Tescarollo & Uatumã Fattori de Azevedo.

Entre 26 e 28 de outubro, outro ciclo, "Make Trouble", inclui “Um Quarto Só para Si”, de Mafalda Banquart, Emanuel Santoz, Tiago Araújo e Tiago Jácome, “Verbal Images”, de Ana Renata Polónia (dias 27 e 28) e ainda a participação da polaca Magda Szpecht, com “Cyber Elf”, uma palestra sobre “o que pode o teatro fazer, para ajudar a Ucrânia?”, que é também um diário da luta ativista quotidiana.

A nova temporada do TMP “renova o apoio aos festivais da cidade”, com destaque para o FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto, a Festa do Cinema Francês, os Novos Talentos do Curso de Música Silva Monteiro e a Mostra Estufa da Erva Daninha.

As parcerias com outras estruturas também marcam a época, assinalando-se a estreia de “Feijoada”, uma coapresentação com o Alkantara Festival, em 10 e 11 de novembro, e “Antigone in the Amazon”, de Milo Rau/NTGent, nos dias 17 e 18, e a estreia nacional de “INK”, do encenador grego Dimitris Papaioannou, nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro.

Para os mais novos, a programação do TMP apresenta, a 17 e 18 de novembro, a bailarina e coreógrafa Beatriz Valentim que apresenta “O que é um problema?”. Em 07 e 08 de dezembro, estreia-se “Ik... eh ik [Eu... ah eu]” de Het Houten Huis & Nordland Visual Theatre, e, no dia 08, “Ai de mim, Ai do Eu...” da Trupe Fandanga.

Os bilhetes para os espetáculos da temporada 2023/2024 ficam disponíveis a partir de hoje, trazendo uma nova tabela de preços, pelo que é alargado o desconto de 50% a pessoas com necessidades específicas, a maiores de 65 anos, em situação de desemprego, e a estudantes, entre outras.

 A nova tabela propõe ainda um novo cartão anual que tem um custo de 120 euros e dá acesso a 20 espetáculos, 50% de desconto no bilhete de acompanhante e 10% de desconto no TMP Café, entre outras vantagens.


Fonte: LUSA | 5 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,554