"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gibson João e Óscar Fanheiro vencem Prémio Literário Fernando Leite Couto

Os escritores moçambicanos Gibson João e Óscar Fanheiro venceram ‘ex aequo’ o Prémio Literário Fernando Leite Couto, criado para promover jovens autores moçambicanos, e vão participar na edição de 2023 do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Fotografia © Fundação Fernando Leite Couto

A escolha do júri recaiu, nesta edição do prémio, nas obras “[Da casa]: o seu inclinado murmúrio”, de Elvira Nhamane, pseudónimo de Gibson João, e “Incêndios à margem do sono”, de Aconteceu Castigo Namussurize, pseudónimo de Óscar Fanheiro, divulgou hoje a Câmara de Óbidos, parceira da iniciativa.

Sobre a obra de Gibson João, de 21 anos, o júri considerou tratar-se de” um livro marcado por uma apurada maturidade poética, que se enovela num modo discursivo a uma só voz, rico e sucinto”.

“As palavras encenam neste livro uma sedução quase física, ou melhor, as palavras parecem estar a incarnar à nossa frente, artificio que resulta claramente de uma prática continuada de leitura”, refere um comunicado em que o júri sustenta as razões da atribuição do prémio.

 Quanto ao livro de Óscar Fanheiro, foi considerada uma obra “visceral, que revela a sobriedade do autor na estruturação dos versos e na extensão da emoção da palavra”. O júri destaca a “escrita desconcertante, incisiva, na qual se misturam o 'chulo' e o nobre, as metáforas mais ricas e a rudeza do vigor coloquial, o realismo sujo e algumas imagens sublimes, numa comunicação polifónica que, não sendo sempre orquestrada com absoluto ajuste, é de uma inegável coerência estética e se manifesta numa liberdade que deve ser apanágio dos poetas”.

Os dois livros “são como que mutuamente complementares, dado o caráter solar de “[Da casa]: o seu inclinado murmúrio” e o caráter noturno de “Incêndios à margem do sono”, motivo que justifica a atribuição 'ex aequo' do prémio”, explicou o júri composto por António Cabrita (poeta, editor e crítico), Francisco Guita Jr. (poeta), Gilberto Matusse (professor de literatura na Universidade Eduardo Mondlane e ensaísta), José dos Remédios (jornalista e crítico literário) e Lica Sebastião (poetisa).

O Prémio Fernando Leite Couto, pai do escritor Mia Couto, foi instituído em 2017 com o objetivo de promover e premiar jovens escritores moçambicanos.

Desde 2021 conta com a parceria do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, da Câmara de Comércio Portugal Moçambique (CCPM), da Câmara Municipal de Óbidos e do Moza-Banco, o que tornou possível atribuir 150 mil meticais (aproximadamente dois mil euros) ao vencedor.

 Os vencedores da cada edição ganham ainda a possibilidade de ter a respetiva obra impressa pela CCPM e ganhará uma viagem a Portugal, para participar no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, que este ano decorre de 12 a 22 de outubro.

Os autores realizarão também, nesta vila do distrito de Leiria, uma residência literária e, no regresso a Moçambique, terão apoio do Camões – Centro Cultural Português, para divulgar as respetivas obras e orientar oficinas literárias, numa das suas delegações, em Moçambique.

A atribuição ‘ex aequo” do prémio já aconteceu no ano passado, com a vitória de Maya Ângela Macuacua, com o romance “Diamantes pretos em meio a cristais”, e Jeremias José Mendoso com a coletânea de contos “Quando os mochos piam”.

O prémio foi, pelo segundo ano consecutivo, entregue no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, numa mesa de autores em que participaram os dois jovens escritores.

Anteriormente o Prémio Fernando Leite Couto tinha sido atribuído a Macvildo Pedro Bonde, com o livro de poemas “Descrição das Sombras”, em 2017, e Otildo Justino Guido, com a obra “O Silêncio da Pele”, em 2019.


Fonte: LUSA | 4 de julho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,416