"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Será que flutua?" - Residência artística em Montemor-o-Novo

O projeto Waterworld prossegue as suas atividades com uma residência nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, entre os dias 2 e 9 de julho. Esta residência trata da produção objetual a partir do trabalho feito na Ria Formosa.

Rita Castro vai aprofundar a pesquisa em torno da cristalização do sal sobre objetos cerâmicos, Joke van den Heuvel vai procurar soluções construtivas para uma horta flutuante com plantas halófitas, Pavel Tavares vai registar o processo desde o seu trabalho com a manipulação analógica da imagem, Bruno Caracol vai trabalhar sobre algoritmos que transponham o movimento de pequenos animais e plantas filmados nos destroços da antiga aldeia de pescadores da ilha deserta para uma composição sonora.

A equipa vai trabalhar também na preparação da regata no próximo mês de setembro, procurando possibilidades de flutuação para as embarcações a construir na Ilha da Culatra. Será realizado um primeiro teste destes objetos no dia 8 de julho, às 17H00, na Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo (a confirmar).

O resultado do projeto será apresentado no Convento de Santo António e nas minas de sal Gema, em Loulé, em novembro de 2023.

Equipa artística: Bruno Caracol, Joke Van den Heuvel, Pavel Tavares, Rita Castro, Joana Bértholo, António Lourenço Menezes
Produção: Luísa Rosa Baptista
Gestão financeira: Ricardo Batista
Assessoria de imprensa: Rita Bonifácio / Paris Texas
Design: Ana Baliza
Parcerias: Centro Ciência Viva do Algarve, DeVIR/CAPa, Oficinas do Convento, 23 Milhas
Organização: efabula
Financiamento: República Portuguesa - Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Loulé
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,457,495