"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A Dafne vai à Catalunha

Foram anunciados os finalistas dos prémios FAD de Pensamento e Crítica, atribuídos pela associação catalã Foment de les Arts i del Disseny, que premeiam anualmente os melhores textos de arquitectura publicados na Península Ibérica. 

Fotografia Joshua Benoliel, Jornal O Século, Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

E a Dafne Editora está muito bem representada, com dois livros — Arquitectura do Bacalhau, de André Tavares e Diego Inglez de Souza, e Colónias Agrícolas, de Filipa de Castro Guerreiro — entre os sete finalistas. E ainda um livro seleccionado — Porcos Fascistas, de Tiago Saraiva. Entre as oitenta e duas obras apresentadas, o trio representa o reconhecimento de uma presença importante da Dafne Editora no panorama editorial ibérico.

O júri desta edição é presidido por Anna Martínez Duran, acompanhada pelos vogais Rafael Gómez-Moriana e Lluís Alexandre Casanovas Blanco. Ao destacar a grande diversidade e qualidade das obras apresentadas, «situa os investigadores e editores espanhóis e portugueses num lugar destacado nas publicações de arquitectura a nível europeu e internacional». «O júri valorizou a atenção que receberam temas urgentes como o papel da arquitectura na justiça social, a emergência climática e o acesso à habitação, que mostram um compromisso crescente da disciplina com o meio ambiente e a sociedade, e permitem imaginar alternativas à hegemonia de um estado urbanizador-industrial.»

A propósito do livro Arquitectura do Bacalhau e Outras Espécies, o júri sublinhou ser «um estudo transversal e sintético que mostra as inter-relações económicas e disciplinares entre tecnologia, território e arquitectura. A partir de um fenómeno aparentemente tão distante da arquitectura como é a pesca do bacalhau, da sardinha e de outras espécies na área de influência portuguesa, os autores são capazes de debulhar, de um modo sensível e convincente, o papel que a arquitectura desempenhou na história na construção e preservação de determinados sistemas socioeconómicos, piscícolas, culturais e políticos, com uma vocação ambiental e uma crítica velada à industrialização. A análise dos autores combina documentos da história da arquitectura e etnografia, provenientes de arquivos inesperados, esbatendo os limites do projecto que dominam nestas áreas. Em síntese, a Arquitectura do Bacalhau rastreia, através da arquitectura, a pressão que a acção humana exerceu sobre os ecossistemas marinhos, num momento em que estamos mais conscientes do que nunca da sua fragilidade.»

Já referindo o livro Colónias Agrícolas, disse que «analisa, com rigor e precisão, a actuação da Junta de Colonização Interna em Portugal, entre os anos de 1936 e 1960, cujo objectivo era o estabelecimento de assentamentos para o cultivo de terrenos baldios. Com base em metodologias usadas em estudos similares, Colónias Agrícolas combina a revisão gráfica e a análise de material de arquivo para mostrar o desenvolvimento destes projectos de colonização através da sua evolução em três escalas inter-relacionadas: a territorial, a do assentamento e a doméstica, para avaliar os resultados desde pontos de vista agrícolas, arquitectónicos e sociais. O júri, que destaca também a cuidada edição do volume, valoriza esta contribuição para o estudo de um episódio dos fascismos europeus de entre guerras.»

As obras seleccionadas vão ser apresentadas no contexto da exposição El mejor diseño del año, patente no Disseny Hub Barcelona de 5 de Outubro de 2023 a 7 de Janeiro de 2024. E no dia 19 de Outubro serão anunciados os vencedores dos vários prémios FAD de Arquitectura, Arquitectura e Interiorismo, Internacionais e Pensamento e Crítica.

Nesta corrida de Verão, os livros da Dafne Editora ficam agora em concurso com cinco títulos de outros autores e editoras: Regional Bureaucracy, de Guillermo Fernández Abascal, com Urtzi Grau e Hamish McIntosh, publicado pela editora australiana Perimeter Editions, Las arquitecturas del fin del mundo, da autorial de Uriel Fogué e publicado pela Puente Editores, o catálogo da exposição Amaneceres domésticos organizada pela Fundação ICO, a série de podcasts Después de todo, la ciudad, dirigido e apresentado por Inmaculada Maluenda e Enrique Encabo, e España Fea, da autoria de Andrés Rubio publicada com a chancela Debate. Parabéns aos autores.

Saiba mais sobre os Prémios FAD aqui e veja no site www.dafne.pt como adquirir os livros Arquitectura do Bacalhau, Colónias Agrícolas ou outros livros da Dafne Editora.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,457,538