"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Victória Amelina (1986-2023)

Os efeitos da guerra são tremendos. A cultura é vítima dos seus efeitos mais desastrosos. Agora morreu uma das mais jovens e prometedoras escritoras ucranianas.

A romancista ucraniana Victoria Amelina, ferida na terça-feira num ataque russo a um restaurante em Kramatorsk, no leste da Ucrânia, morreu no sábado, segundo anunciou o PEN – Clube Internacional.. "Informamos que a escritora Victoria Amelina faleceu no dia 1 de julho no hospital Mechnikov, em Dnipro", declarou o PEN Clube, em comunicado, divulgado no domingo.

"A morte ocorreu devido aos ferimentos sofridos durante o bombardeamento russo" ao restaurante em Kramatorsk. A escritora ucraniana, de 37 anos, foi gravemente ferida durante um jantar no restaurante Ria Pizza, muito frequentado por voluntários e jornalistas, tendo sido hospitalizada, em Dnipro, com "múltiplas fraturas na base do crânio", informou o neurocirurgião Vitalii Savenkov. Amelina estava na companhia de três celebridades colombianas, todas com ferimentos ligeiros, de acordo com a mesma nota.

A morte da escritora eleva para 13 o número de vítimas mortais no ataque russo a Kramatorsk, importante nó ferroviário e sede de instalações militares. O ataque causou cerca de 60 feridos, de acordo com as autoridades ucranianas.

Nascida em Lviv, Amelina foi autora de romances traduzidos em várias línguas. Desde a invasão russa da Ucrânia, a escritora tinha "alargado o trabalho muito além da literatura" e "documentado os crimes de guerra russos nos territórios ocupados", indicou o PEN Ucrânia. Em 2015 publicou o seu primeiro livro: “O Síndroma do Outono – sobre o Homo Compatiens”, onde se sentem ecos dos acontecimentos de Maidan. A obra foi premiada e teve muito bons ecos nas comunidades culturais europeias, tendo prefácio de Jurij Isdryk. Em 2016 publicou um livro para crianças “Alguém – ou o Coração da Água”. Em 2017 publicou “O Reino do Sonho de Dom”, sobre a família de um coronel soviético que viveu no apartamento deu escritor polaco de origem judaica Stanislaw Lem. Em 2018 representou a Ucrânia Co Congresso Mundial do PEN Clube na índia, onde defendeu Oleg Sentsov, prisioneiro político russo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,541