"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

IN LOCO: 52 obras de 23 artistas para ver em 18 distritos através de plataforma online

Projeto é lançado a 21 de julho e consiste na criação de uma plataforma online, através da qual os espectadores acedem a objetos artísticos virtuais.

Fotografia de Ricardo Jacinto, em residência no Fundão

É lançado no dia 21 de julho o projeto IN LOCO, que consiste numa aplicação para telemóvel a partir da qual o público pode aceder a 52 objetos artísticos vituais site specific, criados por 23 artistas portugueses, para 29 concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

Cada objeto é criado na relação específica com um lugar, sendo sempre a sua forma de apresentação virtual e cada artista trabalha em dois locais diferentes apresentando uma obra para cada um desses lugares. Para aceder a cada objeto artístico virtual, através da plataforma online, os espectadores têm de se deslocar ao local no qual nasceu cada obra, resultando numa experiência que é ao mesmo tempo física e virtual.

O lançamento do projeto e apresentação pública das primeiras nove obras realiza-se no dia 21 de julho em Castelo Branco e Idanha-a-Nova. A partir desta data, e até ao final do ano, serão lançadas na plataforma online as restantes obras, numa periodicidade de 1 ou 2 obras por semana, sendo que no dia 10 de outubro, em Lisboa, vão ser lançadas as 5 obras em coprodução com o TBA e, no dia 31 do mesmo mês, vai realizar-se uma conversa com os artistas envolvidos nas criações para esta cidade.

Ana Gil, Andreia C. Faria, Apolo de Carvalho, Catarina Mourão, Diogo Martins, Isabel Costa, João Leitão, Márcia Lança, Maria Leonardo Cabrita, Marta Sales, Miguel-Manso, Nuno Leão, Óscar Silva, Os Espacialistas, Patrícia Magalhães, Pedro Barreiro, Pedro Tropa, Ricardo B. Marques, Ricardo Jacinto, Rui Dias, Rui Dias Monteiro, Sónia Baptista e Susana Mendes Silva integram o grupo de artistas deste projeto. Para eles, foi escolhida uma palavra para que todos pudessem partir de um mesmo conceito ou tema, criando assim uma linha condutora ou de união entre as várias propostas artísticas que possam surgir. A palavra foi "pedra".

Com produção da Terceira Pessoa (Castelo Branco) e coprodução do TBA (Lisboa) e municípios de Idanha-a-Nova e Arcos de Valdevez, IN LOCO tem direção artística de Ana Gil, Nuno Leão e Óscar Silva e é uma iniciativa da Terceira Pessoa, estrutura sediada em Castelo Branco, que desenvolve projetos artísticos, com especial enfoque nas artes performativas e dos cruzamentos disciplinares. 

   

IN LOCO _ artistas e locais 

Ana Gil  - Lisboa,TBA; Arcos de Valdevez; Seia e VN Famalicão
Andreia C. Faria - VN Famalicão e Porto
Apolo de Carvalho - Lisboa, TBA e coimbra
Catarina Mourão - Idanha-a-Nova e Caminha
Diogo Martins - Fundão e Castelo Branco
Os Espacialistas - Lisboa, TBA e Castelo Branco
Isabel Costa - Idanha-a-Nova e Montemor-o-Novo
João Leitão - Arcos de Valdevez e Portalegre
Márcia Lança - Fundão e Beja
Maria Leonardo Cabrita - Évora, Pó de Vir a Ser e Leiria
Marta Sales - Arcos de Valdevez e Santarém
Miguel-Manso - Arcos de Valdevez e Évora, Pó de Vir a Ser
Nuno Leão - Fundão, Ílhavo, VN Milfontes e Castelo Branco
Óscar Silva - Idanha-a-Nova; Alfândega da Fé; Viseu e Albufeira
Patrícia Magalhães - Idanha-a-Nova e Setúbal
Pedro Barreiro - Braga, GNRation; e Alfândega da Fé
Pedro Tropa - Lisboa, TBA e Arcos de Valdevez
Ricardo B. Marques - Covilhã e Belmonte
Ricardo Jacinto - Fundão e Leiria
Rui Dias - Braga, GNRation; e Castelo Branco
Rui Dias Monteiro  - Grândola e Belmonte
Sónia Baptista - Vila Real e Sintra
Susana Mendes Silva - Lisboa, TBA e Castelo Branco 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,457,448