"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Call :: Echo Macaense

Echo Macaense foi publicado, pela primeira vez, há 130 anos. O Echo foi o primeiro jornal com edição bilingue (português/chinês) e constituiu uma inovação no panorama da imprensa periódica de Macau. 

Intelectuais macaenses, portugueses e chineses associaram-se a este projeto e permitiram que ele perdurasse seis anos, mesmo após a separação das versões em cada uma das línguas. Num plano geral, o Echo conseguiu gerar um grande impacto na sociedade macaense. Contudo o seu estudo ainda se encontra numa fase incipiente. No sentido de aprofundar a investigação sobre este relevante periódico no contexto macaense, português e chinês, convidamos todos os investigadores interessados em participar em duas iniciativas a ter lugar este ano, para as quais temos uma chamada de trabalho aberta.

Chamada para a Conferência "Echo Macaense - contexto, debates e especificidades", uma co-organização do Centro Científico e Cultural de Macau e do Centro de Estudos Internacionais. O nosso objetivo é promover o diálogo interdisciplinar e aprofundar o conhecimento científico sobre este periódico que apresenta características muito específicas no contexto macaense e, também, no âmbito das relações entre Portugal e a China num enquadramento particularmente agitado. 

Os interessados deverão enviar as suas propostas, incluindo título, resumo (até 300 palavras), palavras-chave (até 6 palavras), até 28 de julho.

Email: catia.miriam.costa@iscte-iul.pt 

"Está aberta a chamada de artigos para o dossier especial Echo Macaense - 130 anos, a ser publicado pela Revista Cultura - Edição internacional (http://www.icm.gov.mo/rc/?currentLang=pt). Este número especial visa a participação de investigadores que trabalhem sobre a imprensa periódica de Macau, a sua história, sociedade, vida política e intelectual.  O nosso objetivo é explorar as características deste periódico, as suas especificidades, mas também enquadrá-lo no seu tempo e no debate público que decorria em Macau nessa época. Os artigos submetidos terão que ser originais. O prazo para submissão da primeira versão dos artigos é 31 de agosto.

Para mais informações ou expressão de interesse em participar, por favor, contactar com Cátia Miriam Costa. Email: catia-miriam.costa@iscte-iul.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,456,485