"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Ei! Marionetas" está de regresso a Gondomar

Iniciativa é o grito da arte destinado ao impacto que a humanidade deixa no planeta.

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

De 30 de junho a 12 de julho regressa a Gondomar a 9ª edição do festival multitemático “Ei! Marionetas”, promovido pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Durante 13 dias de programação, serão abordadas temáticas de reflexão sobre alterações climáticas, questões de identidade e património, e a problemática da sociedade de consumo e alienação.

A diretora artística, Clara Ribeiro, antecipa que “nesta edição temos uma série de atividades para todo o tipo de público”, acrescentando que “haverá exposições em lojas de comercio local, oficinas de construção de marionetas durantes todo o evento e espetáculos em todas as freguesias”.

O festival funcionará em vários sítios espalhados pelo concelho, nomeadamente o Auditório Municipal de Gondomar, os Jardins da Biblioteca Municipal Camilo de Oliveira e o Parque Urbano de Rio Tinto e de Gondomar.

Na iniciativa, estarão presentes companhias nacionais e internacionais, contando com a presença de companhias de renome vindas da Ucrânia, Polonia, Bélgica, França e Espanha.

A diretora artística, perspetiva que esta seja uma edição com “muito público” consequência da criação de “dinâmicas com escolas e associações locais durante o ano com projetos comunitários em estreia”, refere ainda que ambiciona “melhorar cada vez mais a programação, para algo mais interessante com mais impacto no que é o teatro de marionetas nacional e internacional”.

Ao longo dos 13 dias, no concelho de Gondomar decorrerão oficinas para famílias, escolas e profissionais das artes, espetáculos de rua e sala, debates, exposições e projetos comunitários dirigidos para todos.

As atividades são limitadas e o número de participantes e espetadores é reduzido em prol da segurança do público.

Confira aqui a programação:

  • “Ziadek” – 30 de junho as 21h30 no Auditório Municipal de Gondomar
  • “Oráculo F.M” – 2 de julho às 17h00 no Auditório Municipal de Gondomar
  • “Cordão” – 2 de julho pelas 11h00 no Auditório Municipal de Gondomar
  • “Casulos” - 2 de julho pelas 16h00 no Parque Urbano de Gondomar
  • “Dura Dita Dura” – 7 de julho pelas 21h30 no Auditório de Gondomar
  • “A fada Amarelinha” – 8 de julho pelas 21h30 no Auditório Municipal de Gondomar
  • “O Homem Forte” – 9 de julho às 17h30 na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira


in Renascença | 28 de junho de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,456,522