Notícias
Esplanadas de Tomar voltam a ter bibliotecas de acesso livre
Além de bebidas refrescantes e outros aconchegos para o corpo, as esplanadas tomarenses voltam a ter desde hoje uma nova oferta para o espírito, constituída por pequenas bibliotecas com algumas das obras fundamentais da Literatura Portuguesa (algumas também traduzidas) bem como livros diversos para crianças e adultos, entre os quais alguns sobre Tomar e a sua História.
O projeto “Estás a Ler?” é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria e do Município de Tomar, que conta com a colaboração do comércio local, nomeadamente dos cinco cafés onde se encontram estas pequenas bibliotecas (pequenas em tamanho, porque o valor é grande e os livros irão circulando de modo a que todos tenham sempre acesso a novas leituras). Criado em 2017, teve um interregno devido à pandemia, mas está agora de regresso em toda a sua plenitude.
A apresentação foi feita na esplanada do Café República, um dos participantes, com a presença da diretora do Agrupamento, Celeste Sousa, do professor Eduardo Mendes, coordenador do projeto e da vereadora da Cultura, Filipa Fernandes, que explicaram o enquadramento e a importância desta iniciativa. António Borges, proprietário do espaço, manifestou o seu entusiasmo pela ideia, que garante vir ao encontro de uma tendência europeia.
Além deste local, na Praça da República, há mais quatro bibliotecas: no café Paraíso e no Estrelas de Tomar, ambos na Corredoura; no Orquestra de Sabores (na zona desportiva, junto ao parque infantil) e no D’Arco (na Rua de Santa Iria).
Os utentes dos cafés e esplanadas são convidados a usufruir livremente deste serviço, podendo ir buscar o livro que desejarem, lê-lo e devolver à estante, numa prática que apela também ao civismo na partilha de bens culturais, além de ter como objectivo promover hábitos de leitura na comunidade.
Referência ainda para o facto de as decorações das estantes e do flyer informativo que se encontra nos locais, alusivas à Festa dos Tabuleiros, terem sido criações originais de alunos daquele agrupamento de escolas.