Publicações
O que tem o Papa Francisco a dizer aos jovens?
A sexualidade, a globalização, a alta tecnologia, o futuro. Podem os jovens do século XXI encontrar no cristianismo a casa de acolhimento que lhes dê esperança, sonho e utopia?
Este é mote para Francisco aos Jovens: De Coração Abençoo os Vossos Sonhos, um livro que reúne citações e alguns textos dirigidos aos jovens de hoje, por um dos papas mais carismáticos de sempre. Nele, o sumo pontífice apresenta a sua visão dos temas mais fraturantes da atualidade e nem mesmo os casos sombrios dos abusos sexuais na Igreja Católica são evitados. Um ponto de encontro do Papa Francisco com os jovens do século XXI, publicado mesmo a tempo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, Francisco aos Jovens chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz com o apoio do Grupo Cofina. A obra encontra-se ainda disponível no site da editora.
Pode, um homem que carrega nos seus ombros o peso de dois mil anos de cristianismo, conseguir ainda comunicar e oferecer sonhos a um jovem contemporâneo, cercado por tecnologias dispersivas, por uma vida inundada de seduções e de altíssima velocidade, que as redes sociais parecem ter sequestrado como se não houvesse amanhã? Francisco acredita que sim. E apela aos mais novos que «sonhem grandes coisas. Sonhem que convosco o mundo vai ser diferente», demonstrando que está na força e irreverência dos jovens o futuro da fé e da Igreja Católica.
No livro Francisco aos Jovens, que agora chega à rede livreira nacional, reúnem-se estas e outras citações retiradas de intervenções públicas do papa dirigidas aos que transportam consigo o futuro da Humanidade. Declarações que Francisco dirigiu aos jovens de todo o mundo e, nalguns casos, especificamente aos jovens portugueses, sobre os temas que preenchem a espuma dos dias, desde o mundo e a vida moderna até ao importante encontro entre gerações, do desporto e lazer até ao papel fundamental da educação, da sexualidade ao casamento, da forma como os Estados devem encarar e respeitar o trabalho até às críticas à precariedade e ao desemprego jovem.
E nem mesmo os abusos cometidos no seio da Igreja ficam sem reação neste livro. Afirma Francisco que «estes pecados provocam nas suas vítimas sofrimentos que podem durar a vida inteira e aos quais nenhum arrependimento é capaz de pôr remédio», apontando o seu repudio a todos os bispos, sacerdotes, religiosos e leigos que se escudaram no «ministério recebido» para cometer tais atos: «Sem dúvida, o clericalismo expõe as pessoas consagradas ao risco de perderem o respeito pelo valor sagrado e inalienável de cada pessoa e da sua liberdade. Quero, juntamente com os Padres Sinodais, expressar com afeto a minha gratidão a quantos têm a coragem de denunciar o mal sofrido: ajudam a Igreja a tomar consciência do que aconteceu e da necessidade de reagir com decisão.»
Reafirmando o primado da Beleza e contrariando a ideia de recato e imobilismo que os jovens possam ter da Igreja, Francisco pede que «façam barulho»: «Eu quero que se façam ouvir nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, nos defendamos de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos.» E é nessa ideia de comunidade, ativa, vibrante e participativa, que antevê as Jornadas Mundiais da Juventude que Lisboa ira receber no próximo mês de agosto. «Espero e creio fortemente que a experiência, que muitos de vós irão viver em Lisboa, representará um novo começo para vós, jovens, com vós e para toda a Humanidade.»
Um livro para todos os jovens que creem num futuro de fé e comunhão entre pares, Francisco aos Jovens: De Coração Abençoo os Vossos Sonhos encontra-se disponível na rede livreira nacional a partir de hoje, numa edição Guerra e Paz Editores, com o apoio do Grupo Cofina.
Francisco aos Jovens: De Coração Abençoo os Vossos Sonhos
Papa Francisco
Não-Ficção / Memórias
112 páginas · 15×20 · 14 €