"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Abertas as nomeações para o Programa “Os 7 Mais Ameaçados” 2024

O prazo para submissão da nomeação ao Programa “Os 7 Mais Ameaçados” 2024 foi prolongado até dia 30 de setembro de 2023!

Em toda a Europa, o património cultural enfrenta ameaças crescentes: catástrofes naturais e provocadas pelo homem, impactos das alterações climáticas, conflitos, negligência, desenvolvimento inadequado ou falta de fundos.

Submeta a sua nomeação até 30 de setembro de 2023

Em toda a Europa, o património cultural enfrenta ameaças crescentes: catástrofes naturais e provocadas pelo homem, impactos das alterações climáticas, conflitos, negligência, desenvolvimento inadequado ou falta de fundos.

Se tem conhecimento da existência de património cultural em risco, pode nomeá-lo para ser incluído no Programa “Os 7 Mais Ameaçados” de 2024! Tanto o património material como o imaterial são elegíveis para o programa, independentemente de serem de propriedade pública ou privada.

Lançado em 2013, o Programa “Os 7 Mais Ameaçados” é uma campanha da sociedade civil para salvar o património europeu em perigo. Na maioria dos casos, estar na lista dos 7 mais ameaçados serve como um catalisador para mudanças positivas e como um incentivo para a mobilização dos apoios necessários, públicos ou privados. Além disso, os 7 sítios selecionados são elegíveis para um subsídio do Banco Europeu de Investimento, de até 10.000 euros por local, para iniciar a implementação de ações, estudos ou medidas de assistência para o sítio ameaçado.

Conheça aqui os 58 monumentos e sítios ameaçado em 32 países europeus selecionados desde 2013.

Após o Convento de Jesus em Setúbal ter feito parte, em 2013, da lista da primeira edição dos “7 monumentos e sítios mais ameaçados na Europa”, Portugal integrou também a segunda edição do programa com os Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra.

Entre as histórias de sucesso do Programa “Os 7 Mais Ameaçados” está igualmente a Igreja de Madeira da Aldeia de Ursi, na Romênia. Esta igreja foi incluída na lista de 2014 de “Os 7 Mais Ameaçados” em conjunto com um grupo de mais de 60 igrejas de madeira em toda a Transilvânia e Oltenia. Com o envolvimento próximo de muitos parceiros, incluindo a comunidade local, e com o apoio do Programa “Os 7 Mais Ameaçados”, a Igreja de Madeira da Aldeia de Ursi foi totalmente restaurada entre 2009 e 2020. O restauro da igreja recebeu um Prémio Europeu do Património Cultural / Prémio Europa Nostra, o Grande Prémio e o Prémio “Escolha do Público” em 2021.

Europa Nostra, a principal rede europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, gere o programa em parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento e com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia.

Quem pode nomear?
• Representações de países da Europa Nostra, Organizações Membros e Associadas (veja aqui a lista completa)
• Organismos públicos e privados ativos no domínio do património, localizados em países onde Europa Nostra ainda não se encontra representada
• Membros da Aliança Europeia do Património
• Parceiros do Hub Europeu do Património
• Membros individuais da Europa Nostra

Submeta a sua nomeação online até 30 de setembro de 2023!
Saiba mais em 
www.7mostendangered.eu

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,490,951