"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

João Moita vence o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho

A Associação Portuguesa de Escritores anunciou hoje, dia 23 de Junho, o vencedor da 5.ª edição do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho APE | CM de Loures, que desde 2019 premeia anualmente o melhor livro de poesia em língua portuguesa. 

Que túmulo em que talhão, livro de João Moita, cativou o júri do prémio, que o considerou «uma força discretamente avassaladora no panorama actual da poesia portuguesa, enriquecendo-a com uma voz consistente, pujante e singular».

Que túmulo em que talhão é uma obra que mergulha numa natureza indiferente, na sua amoralidade, ao humano. O livro evoca essa exuberante e aparentemente cruel força da natureza, na vida e na morte. Segundo o comunicado da Associação Portuguesa de Escritores, a obra escolhida, por voto unanime do júri constituído por Isabel Cristina Mateus, Luís Filipe Castro Mendes e Maria Etelvina Santos, apresenta «uma conjugação perfeita entre o poético, o pictórico e o reflexivo», acrescentando que esta é «a fotografia a preto e branco de uma vila ribatejana; mas é também o retrato de um interior desamparado, rarefeito de gentes, que se dá a ver sem rodeios nem filtros ao olhar do leitor.»

Amplamente aplaudido enquanto tradutor, João Moita vê também agora a sua voz poética «discretamente avassaladora» distinguida pelo prestigiante prémio instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pela Câmara Municipal de Loures. O jovem poeta sucede a Gastão Cruz, Fernando Guimarães, Nuno Júdice e António Carlos Cortez, anteriores vencedores do galardão literário.

A Guerra e Paz Editores felicita João Moita por esta merecida distinção, que muito honra também a editora. Que túmulo em que talhão é o segundo livro do autor, depois de Uma Pedra sobre a Bocade 2019, publicado na coleção de poesia mais nobre da editora.

Também na Guerra e Paz, como tradutor, João Moita assinou trabalho de excelência nas traduções de  Lord Jim, de Joseph Conrad; Canto de Mim Mesmo, de Walt Whitman; Romanças sem Palavras e Festas Galantes, de Paul Velaine; e Uma Temporada no Inferno e Iluminações, de Jean-Arthur Rimbaud.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,171