"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lisboa é escala numa odisseia cultural europeia inspirada por “Ulisses” de James Joyce

Lisboa vai ser uma das escalas de um itinerário cultural por 18 cidades europeias inspirado pelas obras “Ulisses”, de James Joyce, e “Odisseia”, de Homero, que continua até junho de 2024.

A “Odisseia Europeia Ulisses” é um programa transnacional e multidisciplinar com uma variedade de eventos em cidades de 16 países: Atenas, Berlim, Budapeste, Cluj, Copenhaga, Derry-Donegal, Dublin, Eleusis, Istambul, Leeuwarden, Lisboa, Lugo, Marselha, Oulu, Paris, Trieste, Vilnius e Zurique.

As 18 cidades representam os episódios do romance de James Joyce e funcionam como pontos de partida para explorar temas como a cidadania e a democracia, migrações, juventude, envelhecimento da população europeia, a comunicação social, a identidade sexual, o ambiente ou a saúde mental.

O programa será composto por eventos de acesso livre em espaços públicos e pretende envolver pessoas de todos os quadrantes, desde médicos a bailarinos, carteiros ou lojistas.

Dezoito escritores de cada uma das cidades foram convidados para escrever um capítulo para um livro coletivo e 30 artistas emergentes, entre os quais os portugueses André Cepeda e Isabel Cordovil, vão participar num intercâmbio pan-europeu.

O objetivo final, referiu a organização irlandesa Arts Over Borders, é criar a “chARTer 309”, uma nova declaração para a futura relação entre as artes e a sociedade, a publicar no final de 2024.

"Tal como James Joyce, este projeto celebra a cidade moderna e, através de espetáculos públicos e de debates animados, esperamos que ilumine a complexidade humana, desenvolva novas parcerias internacionais, ofereça soluções transfronteiriças e estimule uma nova cidadania ativa entre as artes e a sociedade", afirmaram os coprogramadores, Séan Doran e Liam Browne, num comunicado.

O primeiro ato do itinerário teve lugar no ano passado em Atenas, Budapeste, Marselha, Trieste, Vilnius e Paris.

Depois de Lugo (Espanha) e Copenhaga (Dinamarca), este ano vão decorrer eventos em Istambul (Turquia), Cluj (Roménia), Zurique (Suíça), Leeuwarden (Países Baixos), Eleusis (Grécia), Oulu (Finlândia) e Berlim (Alemanha).

A etapa portuguesa em junho do próximo ano será promovida pela Arena Ensemble, dirigida pelo encenador e realizador Marco Martins, e vai explorar o tema do envelhecimento sociodemográfico na Europa.

Uma das intervenções será, de acordo com a informação disponível da produtora, um projeto comunitário com jovens e idosos utentes de instituições como orfanatos ou centros de dia, cujas histórias de vida serão integradas num escrito por Gonçalo M. Tavares e Marco Martins.

"O projeto vai levantar questões sobre a marginalização, a reintegração social e o abandono, bem como o envelhecimento e o confronto geracional”, lê-se na página de Internet do Arena Ensemble.


Fonte: Lusa | 23 de junho de 2023

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,457,189