"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

QUARTEIRÃO DAS ARTES CHIADO - um novo projeto para a cidade

Território vivo, dinâmico e plural, acessível, o Quarteirão das Artes Chiado ambiciona tornar-se um ponto incontornável de visita em Lisboa, contribuindo para a marca de qualidade da cidade.

O Chiado é um bairro cosmopolita com uma extensa memória histórica que, ao longo do tempo, concentrou lugares de arte, igrejas, museus, palácios, teatros, livrarias, clubes sociais, cafés, restaurantes, hotéis e lojas. Um espaço incontornável de tertúlia e sociabilidade, um pulsar vivo da cultura e tradição nacional, num constante devir entre o passado e o presente.

Esta ampla e diversificada oferta cultural levou a que, em dezembro de 2022, um grupo de várias entidades culturais, de entretenimento, das áreas do comércio e do lazer do Chiado projetassem o lançamento do QUARTEIRÃO DAS ARTES CHIADO com o principal intuito de incentivar a comunidade local, nacional e internacional a conhecer, usufruir e vivenciar uma extensa e diversificada programação de Cultura e Serviços.

Pretende-se que este bairro continue a ser a memória viva dos mais variados personagens que por estas ruas e becos nos agraciaram e agraciam com a sua vivência e criatividade. Que continue a ser um Ponto de Encontro da comunidade, uma marca nacional de cultura.

No coração de Lisboa, a zona composta pelo Chiado, Carmo, Misericórdia, Santa Catarina e Baixa é, há muito, o epicentro da vida cultural e artística da capital.

Ponto de encontros intelectuais e artísticos, aqui se experimentaram modelos artísticos, e se criaram tendências e exibiram modas, forjaram debates e ruturas, se resistiu à ditadura e se assistiu ao desenrolar da Revolução dos Cravos. Lugar de memória, de tradição, mas também de tertúlias e renovação, o património imaterial e material desta zona da cidade assenta, numa área relativamente pequena, e facilmente percorrida a pé, no maior número de instituições culturais de toda a capital. Museus, teatros, bibliotecas, igrejas, núcleos arqueológicos, livrarias, alfarrabistas, antiquários, escolas de arte, associações e clubes culturais, galerias de arte coexistem com uma também histórica e recente oferta de cafés, restaurantes, hotéis, e mais comércio tradicional e renovado, ilustrativo da relevância urbana desta zona.

Território vivo, dinâmico e plural, acessível, o Quarteirão das Artes Chiado ambiciona tornar-se um ponto incontornável de visita em Lisboa, contribuindo para a marca de qualidade da cidade. 

O primeiro momento de programação conjunta decorreu entre 30 de junho a 16 de julho, com uma proposta de oferta cultural muito diversificada.

 

Quem somos (lista em atualização)

A Brasileira do Chiado
A Mensagem de Lisboa
A Vida Portuguesa
Academia de Amadores de Música
Academia Nacional de Belas Artes
Basílica dos Mártires
Brotéria
Centro Nacional de Cultura
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Fundação Millennium bcp
Gardénia
Grémio Literário
Hotel Ivens
Igreja do Sacramento
Igreja dos Paulistas (Santa Catarina)
Igreja e Museu de São Roque | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Igreja Italiana de Nossa Senhora do Loreto
Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Livraria Bertrand
Livraria Sá da Costa
Museu Arqueológico do Carmo
Museu da GNR
Museu da PSP
Museu de Farmácia
Museu Nacional de Arte Contemporânea
NARC (Núcleo Arqueológico Rua dos Correeiros)
Revista Umbigo
Restaurante To Be
Teatro da Trindade
Teatro Nacional de São Carlos
Teatro S. Luiz
 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,490,363