"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Trilho dos Gaios pretende valorizar património natural e cultural de Tábua

O Trilho dos Gaios - Um Percurso com História, que abre hoje ao público, vai valorizar o património natural e cultural de Tábua, no distrito de Coimbra, constituindo-se como mais uma “oferta turística” no concelho.

O projeto de beneficiação do trilho integrou a requalificação e marcação de um percurso pedestre e ciclável, com uma extensão de 17,3 quilómetros, entre a vila de Tábua e Vila Nova de Oliveirinha, ao longo das margens do rio Cavalos.

A ideia passa por “valorizar não só o património natural do concelho, como criar mais um percurso”, já que, além deste trilho, há ainda mais três rotas, denominadas PR1 TBU, PR2 TBU e PR3 TBU, disse hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

O Trilho dos Gaios - Um Percurso com História (PR4 TBU) passa por vários pontos de interesse, como, por exemplo, a Igreja Matriz de Tábua, a Capela do Senhor dos Milagres, a Capela dos Seixos Alvos, o Passadiços Vale de Gaios ou o rio que 'desaparece'.

Além do património natural, dos cheiros e da paisagem, o visitante pode desfrutar do património cultural, visto que o percurso inclui a Ponte Romana de Sumes ou a bica das águas sulfurosas.

Outro dos pontos de interesse é o miradouro Pedra do Rei, a Igreja Paroquial de Vila Nova de Oliveirinha e a Capela de São João.

“Tábua ganha mais uma oferta turística de excelência para que efetivamente o turista, quando vier a Tábua possa usufruir” dessa oferta, sustentou o autarca.

De acordo com a autarquia, na rota PR1- Caminho do Xisto de Midões, de 13 quilómetros, é possível observar “paisagens com a Serra da Estrela em pano de fundo, e, como estamos no planalto beirão e no coração das beiras, também as serras do Caramulo e da Lousã estão quase sempre ao alcance do olhar”.

O pelourinho do Coito de Midões, a Igreja de Midões, o Palácio de Midões e os moinhos de água são alguns dos pontos de interesse desta rota.

No PR2 – Caminho do Xisto de Sevilha, os visitantes podem usufruir, no decurso de 12 quilómetros, de paisagens ao longo das margens do rio Cavalos e do rio Mondego, com cascatas e quedas de água.

“Os aglomerados de pedras graníticas surgem várias vezes neste percurso, criando grutas e ótimos abrigos para os pastores, sendo a Pedra da Sé o melhor exemplo desta expressão da natureza”, acrescenta a Câmara Municipal.

Já o PR3 – Rotas das Pontes tem uma extensão de 14 quilómetros e permite a descoberta do património natural e cultual da região, com a presença do granito e dos seus cursos de água, entre os quais o rio cavalos.

Segundo a Câmara Municipal, a intervenção, que envolveu um investimento de cerca de 245 mil euros, foi financiada pelo programa Centro 2020.

Ricardo Cruz adiantou que a intenção é, a partir de agora, criar iniciativas para potenciar este produto turístico.


Fonte: Lusa | 21 de junho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,482