"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O desejo como única certeza

Perder-se é o novo título da Nobel Annie Ernaux no catálogo da Livros do Brasil. Pela primeira vez é publicado em Portugal o diário dos tempos em que a autora vivia o caso proibido narrado em Uma Paixão Simples. 

O ritual de telefonar, informando que apareceria em tal dia. O amor, a entrega física, que poderia demorar uma manhã, talvez uma tarde inteira, mas nunca uma noite. Ele era «o amante das sombras». Escrever este diário foi a maneira de Annie Ernaux suportar a espera, mas também de redobrar o prazer de tais encontros, registando as palavras e os gestos eróticos. Essa precaridade contínua constitui a beleza de toda esta história, confessa a própria em Perder-se. No final dos anos 80, a Europa e o mundo sofreram mudanças profundas. Porém, a autora sentia-se estagnada e impotente, figurante da sua própria vida. A tradução deste testemunho até agora inédito no mercado português é de Tânia Ganho.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 29 de junho de 2023.

«Apercebi-me de que existia nestas páginas uma “verdade” distinta da contida em Uma Paixão Simples. Algo cru e negro, sem salvação, uma espécie de oblação. Pensei que também isso devia ser trazido à luz do dia.»
Annie Ernaux 

SOBRE O LIVRO

Perder-se
Perder-se revela o diário íntimo mantido por Annie Ernaux durante o ano e meio em que viveu uma relação intensa e secreta com um diplomata russo, mais jovem, casado, que a deixou à beira da obsessão. Conhecem-se em setembro de 1988. Annie está divorciada, tem dois filhos crescidos, mora nos arredores de Paris e acaba de fazer quarenta e oito anos. Sem conseguir trabalhar num novo livro e desempenhando automaticamente as tarefas banais do dia a dia, é a expectativa da visita daquele homem que lhe ocupa os pensamentos. Quando tudo acaba, sem um gesto de despedida, restam-lhe os sonhos – e a escrita. Esta é a relação retratada em Uma Paixão Simples, aqui exposta através de apontamentos mais imediatos e sem artifícios, que põem a nu toda a vulnerabilidade de uma mulher perdida de amor e de desejo.

Ver primeiras páginas  

Título: Perder-se
Autor: Annie Ernaux
Tradução: Tânia Ganho
Páginas: 272
PVP: 17,75€
Coleção: Dois Mundos 

CRÍTICA DE IMPRENSA

«Uma Paixão Simples foi uma memória inteligentemente talhada; Perder-se é uma grande porção da sua vida e a versão mais interessante do caso. (...) Suspeito que este livro virá a tornar-se uma espécie de totem para amantes: um manual para os ajudar a encontrar o seu centro quando, tal como Ernaux, se perdem de amor.»
The Guardian 

SOBRE A AUTORA

Annie Ernaux
Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel de Literatura. 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,533