Notícias
"Noites Curtas" em Montemor-o-Novo com espetáculos de 12 criadores de várias áreas
Doze criadores portugueses de diferentes áreas performativas apresentam outros tantos espetáculos originais de curta duração no evento “Noites Curtas”, que se realiza, entre quarta-feira e sábado, em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora.
Trata-se da 8.ª edição das “Noites Curtas”, uma mostra de criações teatrais de curta duração promovido pelo Projeto Ruínas, cujas apresentações vão decorrer nas instalações das Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, sempre às 21:30.
“Serão quatro noites dedicadas à criação performática, num espaço de experimentação, partilha e encontros entre criadores e público”, explicou a organização do evento.
Para esta edição, o Projeto Ruínas convidou 12 criadores portugueses de diferentes áreas performativas para refletirem sobre o formato proposto e desenvolverem as suas criações, que terão entre 10 e 30 minutos de duração.
O evento “Noites Curtas” insere-se no projeto “PreOcupada 2023”, que regressa este ano com o seu propósito de, entre 21 de junho a 02 de julho, ocupar a cidade de Montemor-o-Novo e a aldeia de Casa Branca com propostas artísticas.
Na quarta-feira, sobem ao palco as criações “Dança Comunitária”, de Paulo Quedas, “#Gratidão”, de Susana Blazer, e “Fahrenheit”, de Isabel Costa, seguindo-se, na quinta, “Psico-para”, da Aquella Companhia, “Subpalco”, da Silly Season, e “Projecto Jericó”, de Susana Nunes.
Os espetáculos “A_MASSA”, da A ALGURES, “A Grande Inflação”, de Diogo Andrade, e “Erosão”, de Zé Bernardino e Marta Jardim, estão marcados para sexta, enquanto, no sábado, são apresentadas as criações “Manteiga de amendoim”, de Leonor Keil, “Eu ou a Hidra”, de Ana Água, e “Caído”, de Tiago Viegas.
O “Noites Curtas” é financiado pela Câmara de Montemor-o-Novo e pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, sendo as entradas livres, mas sujeitas à lotação do espaço (requer reserva de bilhete).
O Projeto Ruínas é uma companhia de teatro fundada em 2000 por um grupo de artistas de diferentes disciplinas que, ao longo de cerca de duas décadas, produziu mais de 40 espetáculos.
Fonte: Lusa | 20 de junho de 2023