"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O Algoritmo da Epilepsia" sobe ao palco do teatro em Coimbra

Projeto quer explicar às pessoas os ritmos da ciência, desmistificar a inteligência artificial e mostrar o seu papel na sociedade.

“O Algoritmo da Epilepsia” sobe ao palco do teatro em Coimbra. Foto: TCERVEIRA

A Universidade de Coimbra (UC) vai levar à cena a peça de teatro original sobre algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para a previsão de crises epiléticas, de 28 de junho a 2 de julho.

O projeto, desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, em colaboração com a companhia de teatro Marionet, pretende “explicar às pessoas os ritmos da ciência, desmistificar a inteligência artificial e mostrar o seu papel na sociedade”.

O objetivo é “melhorar a qualidade de vida dos doentes”, explica o coordenador e docente Mauro Pinto, citado em comunicado da instituição.

“Estamos muito focados no lado da pessoa, por mais que tenhamos uma visão científica e algorítmica o importante é a pessoa. Queremos dar vida, voz e palco a quem tem a doença”, acrescenta.

Segundo Francisca Moreira, diretora de produção da Marionet, o projeto “pretende despertar a consciência do público para a epilepsia”.

“Nós próprios não tínhamos muito conhecimento sobre a doença e acreditamos que talvez muita gente também possa não ter, e ao ver este espetáculo vão ficar com uma ideia”, diz, destacando que o objetivo da Marionet “é sempre levantar questões e pôr as pessoas a pensar”.

“Neste caso, é colocar as pessoas a pensar sobre o que é isto da epilepsia, o que são os algoritmos, como funciona e como devia funcionar”, observa.

A parceria entre a Marionet e a UC já tem mais de 15 anos e tem permitido levar a palco a investigação e ciência que se faz na instituição.

“Desta vez, toda a equipa artística teve aulas com o docente do DEI sobre IA, algoritmos e epilepsia. Os artistas tiveram também a oportunidade de conversar com doentes e com a equipa médica da Unidade de Monitorização de Epilepsia e do Sono (UMES) do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC) que integra o projeto”, lê-se no documento.

Ao longo do ano, também foram desenvolvidas várias iniciativas abertas à comunidade, nomeadamente uma reunião para discussão do processo criativo e foi criada uma plataforma digital em que qualquer pessoa podia submeter ideias para a construção do espetáculo.


por Olímpia Mairos in Renascença | 15 de junho de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,489