"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada com 16 mil euros em prémios

A edição de 2023 do Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada, a decorrer de 2 a 9 de julho, vai ter prémios no valor de 16 mil euros, contando com 60 inscritos de várias nacionalidades, segundo a organização.

“Este é o melhor e o maior concurso de canto lírico em Portugal”, comentou Pedro Araújo, presidente da Associação de Cultura Musical de Lousada (ACML), entidade promotora deste concurso internacional, que cumpre a sua segunda edição.

A apresentação realizou-se hoje no Auditório Municipal de Lousada, que vai acolher o evento.

Ao vencedor da competição, aberta a cantores entre os 18 e os 36 anos, está reservado o prémio de seis mil euros, ao segundo classificado, de quatro mil euros e, ao terceiro, de dois mil euros. Haverá também um prémio de mil euros para o prémio do público, outro de igual valor para o prémio de melhor pianista acompanhador e mais dois mil euros a repartir igualmente pelos prémios de melhores cantor e cantora portugueses.

Em 2022, participaram no Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada 70 artistas de 20 países, com os três primeiros prémios a serem atribuídos a concorrentes de nacionalidades estrangeiras.

Apesar disso, José Corvelo, diretor artístico do concurso, assinalou hoje que este constitui “uma oportunidade importante, também, para os cantores líricos portugueses”.

“Atualmente, Portugal tem a melhor geração de cantores líricos [do país], que tem falta de oportunidades”, sublinhou.

Por seu turno, Pedro Araújo destacou a importância cultural da iniciativa em termos regionais e nacionais, mas também o impacto na economia local e regional, devido “ao número de pessoas vindas do estrangeiro e de várias regiões portuguesas”.

A Câmara de Lousada apoia a organização do concurso, como sinalizou o vereador Nelson Oliveira, para quem o facto de o festival ter perfil internacional representa uma responsabilidade superior para os promotores e para o concelho.

“Damos todo o nosso apoio à Associação de Cultura Musical de Lousada para que torne este concurso verdadeiramente um marco no canto lírico nacional e internacional”, indicou o autarca.

Ao longo do evento, foi hoje destacado pela organização, decorrerão várias atividades complementares, como ‘workshops' e ‘masterclasses’.

Em 2022, o festival consagrou três cantores líricos não portugueses: a soprano italiana Paola Leoci, o baixo sul-coreano Inho Jeong e a soprano francesa Hélène Walter.

O concerto dos laureados da edição de 2023 está marcado para 9 de julho.


Fonte: LUSA | 9 de junho de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,367