"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vila alentejana de Castro Verde vai ter um Jardim dos Sentidos

A vila de Castro Verde, no distrito de Beja, vai ter um Jardim dos Sentidos, investimento da câmara municipal para oferecer uma experiência “mais rica e terapêutica” a pessoas com diversos tipos de necessidades.

O projeto, apresentado publicamente hoje, ao final da tarde, está avaliado em cerca de 300 mil euros e, segundo o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito, “distingue-se pelo seu caráter diferenciador”.

“É um projeto muito diferenciador, pela sua qualidade e capacidade de inovar dentro do território, com a introdução de uma ideia global de apelo e valorização dos cinco sentidos”, disse António José Brito à agência Lusa, no final da sessão.

Segundo o autarca, o Jardim dos Sentidos vai “valorizar muito toda uma zona habitacional, que também envolve um centro escolar, e vai ser de grande qualidade”.

O projeto “nasceu” de uma ideia da Associação para Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil e Juvenil (APADIJ), com sede em Castro Verde, visando a criação de um jardim sensorial nesta vila alentejana.

A proposta acabou por vencer o ‘Orçamento Participativo 2022’ da câmara municipal, que, “face à criatividade e originalidade da proposta, entendeu dar mais dimensão ao projeto, alargando a sua implantação a toda a área verde localizada na zona norte da vila”, explicou a autarquia em comunicado.

Raquel Roldão, presidente da APADIJ, reconheceu à Lusa que o projeto hoje apresentado pela câmara municipal “vai além do imaginado pela associação”.

“É um jardim que tem tudo para ser um espaço acolhedor e estou muito orgulhosa de conseguirmos, como associação, proporcionar a toda a comunidade um espaço de sentir e de estar, em que tanto podemos ir sozinhos como em família, com amigos ou até para discutir negócios”, disse.

O Jardim dos Sentidos vai ser implementado numa área com cerca de 8.000 metros quadrados, junto ao Centro Escolar Dr. Francisco Alegre e ao centro de saúde, e o projeto de execução, concebido pelos arquitetos paisagistas Ana Rita Mestre e Eduardo Ribeiro, prevê quatro áreas de fruição distintas.

No Jardim dos Sons serão instalados jogos de sons cruzados e pontos de micro-modelação, enquanto no Jardim dos Aromas será possível encontrar plantas aromáticas e medicinais, além de um “jardim introspetivo”.

Para o Jardim das Texturas é proposta a manutenção das rochas já existentes no espaço e a colocação de inertes de diferentes tamanhos, lançando “um desafio” a quem o percorre.

Finalmente, no Jardim da Luz e Sombra, que será também a “praça central”, haverá uma fonte seca e zonas de lazer sombreadas.

A conceção do projeto teve preocupações de sustentabilidade, pelo toda a vegetação a plantar será autóctone e resistente à seca, em vez de áreas relvadas serão colocados prados de sequeiro, haverá rega localizada e a fonte seca permitirá evitar perdas de água por evaporação.

O Jardim dos Sentidos tem um custo estimado de 300 mil euros e a Câmara de Castro Verde pretende candidatar o projeto a financiamento comunitário, através do novo programa operacional regional Alentejo 2030.


Fonte: LUSA | 7 de junho de 2023

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,013