"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Literatura Portuguesa: prodigioso ensaio de Jorge de Sena é recuperado numa edição inédita

Soberba síntese das principais obras e autores da história da língua portuguesa, o ensaio Literatura Portuguesa – Das Cantigas de Amigo e de Amor às Vanguardas do Século XX foi escrito por Jorge de Sena em 1971, para a 15.ª edição da Enciclopédia Britânica. 

Pouco conhecido da maioria dos leitores, este texto, indispensável para a história quer da literatura portuguesa quer da literatura brasileira, dos respetivos inícios até 1970, ganha agora, cinco décadas depois, o devido destaque numa edição individual inédita, incluída na coleção da Guerra e Paz Novas Edições de Jorge de Sena. Literatura Portuguesa chega à rede livreira nacional, estando disponível para venda no site da editora. 

Convidado a sintetizar a essência de oito séculos de literatura portuguesa num verbete a incluir na 15ª edição da Enciclopédia Britânica, Jorge de Sena, um dos grandes intelectuais do século XX, apresentou os textos que agora dão corpo a Literatura Portuguesa – Das Cantigas de Amigo e de Amor às Vanguardas do Século XX.

Rejeitando a «falsa ideia gerada no século XIX […] com a obsessão da decadência histórica» de que «a Literatura Portuguesa seja uma literatura menor de um pequeno e isolado país», Jorge de Sena dá início a uma exaltante e emotiva análise das principais obras, autores e fases da nossa literatura, com início na – também tantas vezes injustamente negligenciada – Idade Média. Destaca o autor: «O século XVI, durante o qual Portugal atingiu o seu máximo em poder imperial, foi uma Idade de Ouro, na Literatura Portuguesa, e muitos autores e obras foram na altura importantes no desenvolvimento das literaturas ocidentais. Mas desde c. 1200 até c. 1350 já Portugal tinha criado um dos mais importantes corpus de poesia lírica e satírica da Idade Média numa língua que se tornou quase unanimemente aceite na Península Ibérica como o veículo literário das composições líricas de quase três séculos.»

Dividido em três capítulos: «Caracterização geral», «Desenvolvimento histórico» e «Bibliografia», Literatura Portuguesa – Das Cantigas de Amigo e de Amor às Vanguardas do Século XX inclui um apêndice – também ele criado sob o mesmo modelo do verbete – que aborda o melhor da literatura brasileira, do período pós-colonial até 1970. Segundo Mécia de Sena, os editores da Enciclopédia Britânica pretendiam que ambos os textos seguissem no mesmo verbete, o que Sena rejeitou «violenta e terminantemente», declarando «que apenas os faria em separado» e exigindo a duplicação do espaço na paginação.

Cinco décadas depois, é tempo de recuperar este exaltante texto, que nos mostra como a literatura deve ser ensinada, lida e vivida, numa edição autónoma absolutamente inédita que democratiza o acesso dos leitores a este texto pouco conhecido de Sena. Na nota prévia desta nova edição, Manuel S. Fonseca, o editor da Guerra e Paz, afirma que «este é um livro indispensável para quem queira ter uma segura e inteligente visão de conjunto quer da Literatura Portuguesa quer da Literatura Brasileira, dos respetivos inícios até 1970».

Este é, a par de Amor e de Maquiavel, um dos primeiros ensaios a figurarem nas «Novas Edições de Jorge de Sena» da Guerra e Paz. Segundo Isabel de Sena, cujo apoio foi fundamental para a criação desta coleção, «procura-se um novo espaço» nesta coleção, que quer levar a obra de um dos grandes intelectuais do século XX  a novos leitores.

Novas Edições de Jorge de Sena
Literatura Portuguesa – Das Cantigas de Amigo e de Amor às Vanguardas do Século XX
Jorge de Sena
Não-ficção / Ensaio
104 páginas · 15x23 · 13 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,713,813