"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O pavilhão inglês de Joana Vasconcelos será "a primeira obra-prima alegre do século XXI"

A artista portuguesa ergueu um pavilhão revestido a cerâmica na propriedade dos Rothschild em Inglaterra. Bolo de Noiva pode ser visto a partir de 18 de junho em Waddesdon Manor.

  O pavilhão Bolo de Noiva, uma estrutura em três andares e com 12 metros de altura feito em peças de cerâmica_Cortesia Waddeson Manor O pavilhão está situado na propriedade da família Rothschild, Waddesdon Manor_Cortesia Joana Vasconcelos Joana Vasconcelos com Lord Rothschild_Cortesia Joana Vasconcelos Interior do pavilhão_Cortesia Joana Vasconcelos O pavilhão é inteiramente coberto por peças cerâmicas, de azulejos a esculturas_Cortesia Joana Vasconcelos

É verdade que o jornal The Guardian gosta de antecipar a História e fez uma lista com as melhores 25 obras de arte do século XXI logo no final da primeira década. Citámo-la aqui em abril a propósito da inauguração em Coimbra da exposição do artista islandês Ragnar Kjartansson que traz a Portugal o vídeo The Visitors, a obra que ocupou o primeiro lugar da lista do século. A propósito do mesmíssimo século XXI, um dos críticos de artes visuais, o veterano Jonathan Jones, escreveu esta terça-feira uma crítica em que considera que a obra inaugurada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos em Inglaterra, na propriedade dos Rothschild em Buckinghamshire, “pode ser a primeira obra-prima sinceramente alegre do século XXI”.

Para que não restem dúvidas, a crítica ao pavilhão Bolo de Noiva, uma estrutura em três andares e com 12 metros de altura feito em peças de cerâmica que pode ser vista a partir de 18 de junho, recebeu cinco estrelas de Jones, a pontuação máxima para uma artista nem sempre bem-amada pela crítica nacional. “Esta torre cuidadosamente trabalhada no bosque de Lord Rothschild é kitsch e bonita — com cobertura glacé, golfinhos, putti, sereias e cupidos em cores pastel nítidas. Que obra-prima absurda!”

Jones vê Bolo de Noiva como uma folie no jardim, com a sua tradição na história da arquitetura paisagista, e também uma piada à natureza extravagante da propriedade de Lord Rothschild, Waddesdon Manor, coroada por um castelo francês construído no cume de uma colina, construído por Ferdinand de Rothschild no século XIX para albergar a sua coleção de arte, que recebeu a rainha Vitória e que hoje organiza casamentos.

A obra não é a primeira encomenda feita a Joana Vasconcelos pelos Rothschild e perto do novo pavilhão é possível desfrutar de Lafite (2015), que pertence à série dos secadores de garrafas, uma declinação da obra de Marcel Duchamp aqui com as garrafas Château Lafite Rothschild produzidas pela família, um dos vinhos mais caros do mundo.

A artista está num momento especialmente produtivo e feliz. Inaugurou recentemente na Sainte-Chapelle, em Vincennes, nos arredores de Paris, outra obra monumental, desta vez uma árvore com 14 metros de altura e composta por mais de 140 mil folhas bordadas. Intitulada Árvore da Vida, poderá vir a ser mostrada em Lisboa, ao contrário do pavilhão inglês. Talvez a tempo da antológica que está agendada para o MAAT, o museu da EDP junto ao Tejo, no próximo outono, onde poderemos confirmar a aparente boa forma da artista.


por Isabel Salema in Público | 6 de junho de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,012