"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Abertura do Ano Académico da Universidade de Lisboa

No dia 10 de Novembro, o Prof. Doutor José Barata-Moura, Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, irá discursar na cerimónia de Abertura do Ano Académico.

No actual momento de amplo debate sobre a situação do Ensino Superior Público, aguarda-se com expectativa o discurso do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, no próximo dia 10 de Novembro, às 15h00 na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa; uma reflexão actual e incisiva, mas isenta, a que o Prof. Doutor José Barata-Moura já nos habituou na Cerimónia de Abertura do Ano Académico da Universidade de Lisboa. Neste âmbito, realizar-se-á a sessão de imposição das insígnias de Doutor “Honoris Causa” ao Doutor MANUEL FRAGA IRIBARNE, Professor da Universidad Complutense de Madrid e actual Presidente da Xunta de Galicia, assim como aos Doutores LOUIS FAVOREU, Professor da Université de Aix-en-Provence, de que foi Presidente, e JAMES NICHOLAS ILEY, Senior Lecturer da Open University (Reino Unido), apadrinhados, respectivamente, pelos Doutores  RUY DE ALBUQUERQUE e JORGE MIRANDA, Professores Catedráticos da Faculdade de Direito, e pela Professora Associada da Faculdade de Farmácia, Doutora EDUARDA NUNES ROSA. De grande interesse, seguem-se  as intervenções do Estudante Francisco de Soure, da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, em representação dos Estudantes da Universidade de Lisboa e do Dr. Dário Teixeira Vilela, Secretário da Faculdade de Medicina Dentária, em representação do pessoal não docente. Em contextos diferentes, serão levantadas e analisadas questões de indiscutível pertinência para a Universidade de Lisboa e para a actual situação do Ensino Superior Público português. A Oração de Sapiência, subordinada ao título “Ciência, Medicina e Universidade”, será proferida pela Doutora Maria do Carmo Fonseca, Professora Catedrática da Faculdade de Medicina e Coordenadora-Executiva do Instituto de Medicina Molecular desta faculdade. Após a cerimónia, será inaugurada, na Reitoria, a exposição ícono-bibliográfica “D. Fernando de Almeida: as voltas de uma vida – 1903-2003”. As comemorações encerram, à noite, com um Concerto de entrada livre, às 21h30, com obras de Beethoven, Mozart e Mendelssohn, interpretadas pela Orquestra do Algarve, com direcção do Maestro Álvaro Cassuto.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,568,360