"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo: livro de Alexandre Pomar reúne estudos sobre a obra do pintor

Um olhar privilegiado sobre a obra de um dos artistas portugueses de maior projeção internacional, Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo reúne em livro os estudos que Alexandre Pomar, filho do pintor, tem vindo a escrever sobre o pai e o seu tempo. 

Textos – uns inéditos, outros dispersos e revistos – que analisam, de uma forma singular, a longa carreira de Pomar (1926-2018), muito para além do período neo-realista. Uma edição Guerra e Paz com o apoio do Atelier-Museu Júlio Pomar / EGEAC, que inclui reproduções de uma seleção de trabalhos do pintor, Júlio Pomar.

Quase tudo aconteceu na obra de Júlio Pomar depois do neo-realismo, que apenas ocupou os 10 primeiros anos da sua longa carreira. E é esse Pomar para lá do novo realismo, como o pintor preferiu escrever, que os leitores irão encontrar neste Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo.

Alexandre Pomar, filho do artista, autor do respetivo Catálogo Raisonné, comissário e colaborador de algumas das suas exposições, apresenta-nos novas formulações sobre a afirmação da Geração de 45, a partir do grupo dos Independentes do Porto; a informação americana vinda na 2.ª Guerra Mundial e a formação cosmopolita dos jovens artistas; as obras modernas trocadas com os pintores amigos; e o segundo período militante dos anos 50, antes de passar a outros caminhos.

Visita-se ainda, nesta visão que confronta – na maioria dos casos – as habituais versões académicas, a aventura dos frescos do Cinema Batalha, agora recuperados, o período pop iniciado nos anos 60, as obras brasileiras e a última pintura literária e de História.

Além dos textos de Alexandre Pomar, a obra inclui um caderno de 16 páginas reproduzindo trabalhos marcantes de Júlio Pomar e dois anexos com 25 escritos inéditos ou dispersos do artista, correspondência que Pomar trocou com Mário Dionísio, Manuel Vinhas, Paula Rego ou Cardoso Pires e ainda cartas enviadas aos  filhos nos primeiros anos de Paris.

Uma edição Guerra e Paz com o alto apoio do Atelier-Museu Júlio Pomar e da EGEAC, Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo já se encontra disponível, quer na rede livreira nacional, quer no site da editora. 

Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo
Alexandre Pomar
Não-Ficção / Arte
328 páginas · 15x23 · 18,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,972