"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo: livro de Alexandre Pomar reúne estudos sobre a obra do pintor

Um olhar privilegiado sobre a obra de um dos artistas portugueses de maior projeção internacional, Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo reúne em livro os estudos que Alexandre Pomar, filho do pintor, tem vindo a escrever sobre o pai e o seu tempo. 

Textos – uns inéditos, outros dispersos e revistos – que analisam, de uma forma singular, a longa carreira de Pomar (1926-2018), muito para além do período neo-realista. Uma edição Guerra e Paz com o apoio do Atelier-Museu Júlio Pomar / EGEAC, que inclui reproduções de uma seleção de trabalhos do pintor, Júlio Pomar.

Quase tudo aconteceu na obra de Júlio Pomar depois do neo-realismo, que apenas ocupou os 10 primeiros anos da sua longa carreira. E é esse Pomar para lá do novo realismo, como o pintor preferiu escrever, que os leitores irão encontrar neste Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo.

Alexandre Pomar, filho do artista, autor do respetivo Catálogo Raisonné, comissário e colaborador de algumas das suas exposições, apresenta-nos novas formulações sobre a afirmação da Geração de 45, a partir do grupo dos Independentes do Porto; a informação americana vinda na 2.ª Guerra Mundial e a formação cosmopolita dos jovens artistas; as obras modernas trocadas com os pintores amigos; e o segundo período militante dos anos 50, antes de passar a outros caminhos.

Visita-se ainda, nesta visão que confronta – na maioria dos casos – as habituais versões académicas, a aventura dos frescos do Cinema Batalha, agora recuperados, o período pop iniciado nos anos 60, as obras brasileiras e a última pintura literária e de História.

Além dos textos de Alexandre Pomar, a obra inclui um caderno de 16 páginas reproduzindo trabalhos marcantes de Júlio Pomar e dois anexos com 25 escritos inéditos ou dispersos do artista, correspondência que Pomar trocou com Mário Dionísio, Manuel Vinhas, Paula Rego ou Cardoso Pires e ainda cartas enviadas aos  filhos nos primeiros anos de Paris.

Uma edição Guerra e Paz com o alto apoio do Atelier-Museu Júlio Pomar e da EGEAC, Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo já se encontra disponível, quer na rede livreira nacional, quer no site da editora. 

Júlio Pomar. Depois do Novo Realismo
Alexandre Pomar
Não-Ficção / Arte
328 páginas · 15x23 · 18,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,378,998