"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Livro de Memórias de António Correia de Campos

Estas Memórias de António Correia de Campos são a todos os títulos exemplares. Relatam em pormenor, numa escrita hábil e fluente, o percurso vital de uma personalidade que ocupou lugares de destaque na vida pública portuguesa ao longo da segunda metade do século XX e os primeiros anos do século XXI.

O autor é bem conhecido sobretudo como um político inteiramente dedicado às questões da saúde, tanto em Portugal como secretário de Estado e ministro que foi da respetiva pasta, como noutras partes do mundo enquanto chefe de missão do Banco Mundial. O livro fala destes assuntos com grande profundidade, mas não se fica por aí. Os primeiros anos passados na aldeia de Torredeita, junto de Viseu, são-nos dados com grande riqueza de pormenores e muito realismo; o mesmo se pode dizer da adolescência e a descoberta do mundo e do amor; a passagem por África, pela cidade da Beira em Moçambique; a participação nas grandes lutas estudantis a partir de 1962, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra; a participação ativa na construção da democracia após o 25 de Abril, são outros tantos temas que enriquecem este livro. Quem nos fala nestas Memórias é, pela sua própria natureza, uma voz pessoal. Mas é esta mesma caraterística que a torna única e verdadeira, num diálogo com o leitor que o enriquece ao mesmo tempo que o diverte. Vale bem a pena abrir este livro e lê-lo do princípio até ao fim.

António Correia de Campos viveu durante mais de cinquenta anos ligado à saúde. Nasceu em Torredeita – Viseu em 1942. Estudou em Viseu, Beira (Moçambique), Lisboa, Coimbra, Rennes e Baltimore (EUA). Foi técnico superior, dirigente, professor, investigador, promotor de ciência e consultor nacional e internacional. Foi eleito deputado municipal, deputado à Assembleia da República, deputado ao Parlamento Europeu e presidente do Conselho Económico e Social. Por quatro vezes foi membro do Governo, em duas delas Ministro da Saúde. Presidiu a grupos de trabalho, a comissões e ao INA quando este existia. Escreveu uma dúzia de livros sobre temas de saúde e de administração, uma centena de artigos técnicos e científicos e várias centenas de artigos na imprensa generalista. Presidiu à assembleia-geral dos Bombeiros de Almoçageme e ao conselho geral do Instituto Politécnico de Viseu. Preside ainda ao conselho de curadores da Universidade de Aveiro, à assembleia-geral do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) e ao conselho de amigos da Fundação Joaquim dos Santos, em Torredeita. Foi honrado com nomeações honorárias de municípios, misericórdias, associações de profissionais, altas condecorações nacionais e internacionais e pela Universidade de Johns Hopkins. A Universidade ISCTE atribuiu-lhe um doutoramento honoris causa.

Ficha do Livro
Título: Memórias I - De Viseu até ao II Governo de Guterres
Nº págs: 696
ISBN: 9789722132091
PVP C/ IVA: 29,90€
LeYa | CAMINHO

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,377,841