Publicações
Em busca da virtude perdida
Assírio & Alvim publica Um Amor de Swann, romance de Marcel Proust extraído da obra monumental Em Busca do Tempo Perdido.

«Todos os grandes temas da Recherche encontram em Um Amor de Swann um lugar de convergência paradigmático, que nos permite olhar para esta parte como algo que conserva e expõe, in nuce, aquilo que a longa narrativa proustiana desenvolve nos volumes posteriores (mas também na parte precedente)», sublinha Helena Carvalhão Buescu no prefácio desta obra de Marcel Proust. Segunda parte das três que compõem o primeiro volume de Em Busca do Tempo Perdido: do lado de Swann, este romance prova que no meio da obra imensa do escritor francês está a virtude. «Alfobre de representações e reflexões artísticas», é um paradoxo que o autor tenha concebido estas páginas de tão grande perspicácia social em reclusão total. Longe da vista, mas não do espírito crítico.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 1 de junho de 2023.
SOBRE O LIVRO
Um amor de Swann
Desse grande projeto que é Em Busca do Tempo Perdido, Proust construiu um mosaico perfeito de relações e ciúmes, a mais completa descrição da sociedade parisiense do século XIX. Mas algo de particular chamou desde cedo a atenção para «Um Amor de Swann», parte do primeiro volume, fazendo dela um pequeno romance publicado autonomamente desde 1930. Aqui, é contada a história de Charles Swann e Odette de Crécy, um amor sofrido no meio de invejas que põe a nu todas as contradições do meio social burguês e aristocrático.
Ver primeiras páginas
Título: Um Amor de Swann
Autor: Marcel Proust
Prefácio, tradução e notas: Helena Carvalhão Buescu
N.º de Páginas: 272
PVP: 17,70€
Coleção: o imaginário
SOBRE O AUTOR
Marcel Proust
Nasceu a 10 de julho de 1871 em Auteuil, perto de Paris, onde viria a morrer a 18 de novembro de 1922. Até aos 35 anos movimentou-se nos círculos da sociedade parisiense, mas em 1909, depois da morte dos pais, isolou-se no seu apartamento de Paris, onde se entregou profundamente à composição da obra-prima Em Busca do Tempo Perdido, romance autobiográfico em sete volumes. Neles expressa as suas memórias através dos caminhos do subconsciente e uma preciosa reflexão da vida em França nos finais do século XIX. Licenciado em Direito e em Literatura, Proust é considerado o precursor do romance contemporâneo e da nova crítica e fundador da crítica temática.