"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Centenário de Eduardo Lourenço

Pensador e ensaísta português é homenageado por José Jorge Letria na edição comemorativa de A História É a Suprema Ficção.

Figura sem paralelo entre os intelectuais portugueses dos séculos XX e XXI, pensador de lucidez e vivacidade ímpares, mestre do ensaio livre, para lá das heranças, e «marginal consagrado», nas palavras de Mário Cláudio, Eduardo Lourenço faria esta semana cem anos. E é esse centenário que se celebra na edição comemorativa de Eduardo Lourenço: A História é a Suprema Ficção, obra que resulta da transcrição da longa entrevista biográfica concedida a José Jorge Letria em 2014, em que além do seu admirável percurso de vida, faz um retrato extremamente atual de Portugal e do mundo ontem e hoje. Esta novíssima edição em capa dura, com a chancela da Guerra e Paz e o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, inclui um prefácio atualizado de José Jorge Letria, um texto elogioso de Mário Soares, fotografias de Eduardo Lourenço, um fac-símile da primeira e última página do manuscrito Heterodoxia e ainda frases tributo de grandes autores, de José Cardoso Pires a Onésimo Teotónio de Almeida, de David Mourão-Ferreira a António Ramos Rosa. 

«E assim se exalta a obra e se celebra o homem […] Um homem que traz consigo a densa sabedoria da terra e que, por isso, foi talhado para falar com as estrelas como se desafiasse um país soturno e cabisbaixo a tornar-se grande somente naquilo em que crê». É desta forma que José Jorge Letria homenageia, uma vez mais, o extraordinário legado de Eduardo Lourenço no prefácio que inaugura esta nova edição de Eduardo Lourenço: A História É a Suprema Ficção, livro resultante da entrevista-memória que teve a oportunidade de lhe fazer, há 9 anos,

Na obra, agora recuperada pela ocasião do centenário do seu nascimento, o maior e mais livre pensador de Portugal e da cultura portuguesa, fala-nos da sua paixão por Portugal, esse país «ressonhado, reinventado, quase totalmente onírico, o país que Padre António Vieira imaginou, mas em miniatura; um Portugal que é o império universal de Cristo e, depois, da Mensagem, o qual, embora seja outra coisa, é o sonho mais próximo de nós: um país que é uma espécie de Menino Jesus das nações, como diria Agostinho da Silva.» Uma paixão consolidada pelo efeito distanciador da ausência. E é também desse tempo em que viveu longe de Portugal, numa atmosfera intelectual de liberdade, que nos fala o Prémio Camões e Prémio Pessoa.

Recorda-se ainda nesta conversa com Letria, a análise – extremamente atual – que Eduardo Lourenço fez do futuro da Europa «existe não uma, mas várias Europas. Cada nação europeia, umas mais, outras menos, é a Europa do seu ponto de vista. Todas são Europa. Mas Europa como sujeito histórico-político, por enquanto, não existe senão como veleidade de ser.» Sublinhando a sua paixão pela História, «a ficção das ficções», e contestando o conceito de História Universal, fala-nos também do rumo do nosso Mundo: «numa altura em que pensávamos, em vários sentidos, que a Humanidade atingira padrões de autoconhecimento, de capacidade para se autogerir, estamos confrontados com questões para as quais não há resposta ainda». Com o jeito original que sempre o caracterizou, confessou que «gostava de cá estar daqui a cinquenta anos para ver como isto vai ser».

Na nota final, assinada por Mário Soares em 2014 e que agora é incluída nesta nova edição, o antigo chefe de Estado elogia, a par dos treze grandes autores que prestam tributo a Eduardo Lourenço, este livro, «do nosso maior pensador, com a inteligência e a modéstia que lhe são reconhecidas, em Portugal e no estrangeiro, representa algo que não deve deixar de ser lido e meditado».

Uma edição de colecionador da Guerra e Paz, em capa dura, que inclui fotografias do homenageado e um fac-símile da primeira e última página do manuscrito HeterodoxiaEduardo Lourenço: A História É a Suprema Ficção chega à rede livreira nacional no dia 30 de maio de 2023. Este é um livro da coleção «O Fio da Memória», que resulta da parceria entre a editora e a Sociedade Portuguesa de Autores.

Eduardo Lourenço: A História É a Suprema Ficção
Diálogo com José Jorge Letria
Não-Ficção / Biografia
Colecção «O Fio da Memória»
144 páginas · 15×20 · 16€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,872