Publicações
Últimos dias em Berlim é um romance arrebatador
Últimos dias em Berlim é o mais recente livro de Paloma Sánchez-Garnica. Finalista do Prémio Planeta 2021, esta obra já chegou a cerca de duzentos mil leitores e é agora publicada pela Porto Editora.
Confrontando o protagonista com a necessidade de lutar pela sobrevivência e com a importância de viver de forma determinada e justa, sem arrependentimentos, esta viagem pela História da Europa é uma lição de liberdade e evidencia que o amor e a esperança são mais poderosos que o ódio e a fúria.
Aproximando a obra da atualidade, a autora destaca uma imagem do conflito em solo ucraniano: “Vemos as imagens das estações de comboio na Ucrânia sempre preenchidas por despedidas – as mulheres e as crianças saem do país e os homens ficam.” E remata dizendo que “Não queria contar os grandes acontecimentos históricos, mas contar o que pessoas comuns viveram. Queria contar a história do ser humano, não da guerra.”
SOBRE O LIVRO
Últimos dias em Berlim
Quando Yuri Santacruz assistiu à nomeação de Adolf em Hitler para chanceler, não podia imaginar o quanto a sua vida em Berlim iria mudar. Tinha aí chegado alguns meses antes, depois de fugir de São Petersburgo com parte da sua família, sufocado por uma revolução que os deixou sem nada. Na fuga, separou-se da mãe e do irmão mais novo, impedidos pelas autoridades russas de deixar o país.
Já em Berlim, o seu sentido de justiça leva-o a defender um jovem comunista agredido pelas tropas de assalto de Hitler. Nesse mesmo dia, conhece o seu grande amor, Claudia.
A vida de Yuri tomará um rumo inesperado, e o que até então tinha sido a sua principal prioridade – encontrar a sua mãe e o seu irmão – será substituído por um objetivo mais urgente nesses tempos turbulentos: manter-se vivo.
Título: Últimos dias em Berlim
Autora: Paloma Sanchez-Garnica
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 560
PVP: 22,20€
Ver primeiras páginas
SOBRE A AUTORA
Paloma Sanchez-Garnica
Paloma Sánchez-Garnica (Madrid, 1962) é licenciada em Direito e História e autora de vários romances de sucesso que a consagraram como escritora de grande personalidade literária. A sua obra mais recente, Últimos dias em Berlim, foi finalista do Prémio Planeta 2021, tendo sido extremamente elogiado pela crítica e pelos leitores.