"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival Internacional de Espinho com 500 músicos para 12 concertos a partir de junho

O certame arranca com a Orquestra Gulbenkian e o pianista David Fray, que assumirá também a direção musical de um concerto com obras "contrastantes" do Barroco e do Classicismo vienense, compostas por Bach e Mozart.

Foto: Javier Etxezarreta/EPA

O Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) arranca a 16 de junho com 12 concertos que, reunindo mais de 500 intérpretes da clássica ao jazz, apresentará Stanley Clarke, Edmar Castañeda, The King"s Singers e a Orquestra Gulbenkian.

Até 22 de julho, pelo Auditório de Espinho e outros espaços desse concelho do distrito de Aveiro passarão ainda Ian Bostridge, Christian Lindberg e propostas específicas de dois cartazes complementares, nomeadamente o Festival Júnior, vocacionado para o público infantojuvenil, e o "Périplo", que se estreia este ano com miniconcertos extras, de 45 minutos cada, em locais públicos da cidade.

Alexandre Santos é um dos programadores da 49.ª edição do evento e revela: "O FIME trará a palco seis orquestras, concertos a solo e música de câmara e jazz, envolvendo em todas as suas rubricas mais de 500 intérpretes, em espetáculos que se realizam em diversos locais da cidade".

O certame arranca com a Orquestra Gulbenkian e o pianista David Fray, que assumirá também a direção musical de um concerto com obras "contrastantes" do Barroco e do Classicismo vienense, compostas por Bach e Mozart.

Depois, a 24 de junho, o palco será da Real Câmara, com o contratenor Alois Mühlbacher e o cravista Bertrand Cuiller, que, com obras de Händel, Porpora e outros, interpretarão diferentes árias evocativas do período do século XVIII em que "os "castrati" dominaram o grande espetáculo europeu".

Segue-se, a 30 de junho, o trombonista Christian Lindberg com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, num concerto com o Romantismo de Mendelssohn e Mussorgsky, e arranjos especiais para a obra de piano "Quadros de uma exposição".

A 1 de julho o protagonismo passa para Edmar Castañeda e a Orquestra de Jazz de Espinho, com o harpista colombiano, reputado como "virtuoso e improvisador", a interpretar as suas composições mais recentes junto ao mar, na esplanada da Baía, na Rua 4.

No dia seguinte, o FIME apresenta o violinista Fabio Biondi, que dará a ouvir obras canónicas de Bach.

Já no dia 7, o foco será para o grupo de música "a cappella" The King"s Singers, cuja abordagem humorística vai desta vez evocar o centenário do nascimento do vanguardista húngaro György Ligeti, combinando em "Nonsense Madrigals" (expressão traduzível por "Madrigais sem sentido") personagens de Lewis Carroll com obras renascentistas e canções conhecidas do grande público.

Outros três concertos previstos são os da Camerata Bern com o violinista Ilya Gringolts, a 09 de julho, com obras de Mendelssohn, Max Bruch, Mieczyslaw Weinberg, Grazyna Bacewicz e Gabrielle Brunner; do tenor Ian Bostridge com o pianista Luís Duarte, que no dia 16 irão explorar a obra "Winterreise" de Schübert; e, na mesma data, a "Serena Serenata", produzida pelo coletivo "Ópera Isto" especialmente para o público infantil e juvenil.

O fim-de-semana de 17 e 18 de junho, por sua vez, fica reservado para os miniconcertos de "Périplo", para os quais estão convidados artistas como António Victorino d"Almeida, Vera Morais, Hristo Goleminov, a banda África Negra e o Eva Fernández Trio. Uma capela e a escadaria da praia da Baía são alguns dos palcos escolhidos para a estreia deste cartaz complementar.

Também no dia 17, mas já na sala do Auditório de Espinho, irá ouvir-se Stanley Clarke, vencedor de quatro prémios Grammy pela sua discografia de jazz-funk. O americano atuará com um grupo de músicos que assegurarão ao concerto a sonoridade de uma "big band", acrescentando ao género que o celebrizou também rock, R&B, hip-hop e influências musicais eletrónicas.

O festival prossegue a 21 com o trio de Michael Wollny, pianista alemão que apresentará os temas que reuniu no álbum "Ghosts" a partir de obras de autores como Gershwin, Nick Cave, David Sylvian, Schubert, Duke Ellington e os Timber Timbre.

Com concertos a preços dos zero aos 15 euros, o 49.º FIME integra ainda uma oficina por Christian Lindberg e uma exposição de pintura e escultura por Meireles de Pinho, encerrando a 22 de julho com um concerto gratuito na praça da Câmara Municipal, onde a Orquestra Clássica de Espinho será conduzida numa homenagem a George Gershwin pelo pianista, organista e maestro Wayne Marshall.


por Lusa e Renascença | 15 de maio de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,729,362